Se você responder a estas 3 perguntas, saberá qual é seu talento

Tente responder a três questões se quer descobrir onde está seu o talento, indica especialista

São Paulo –O consultor de carreira e de negócios Wilson Medeiros garante que todo mundo tem um dom, ainda ele não seja visível ou reconhecido pelo indivíduo ou pelo mercado de trabalho.

Há casos em que o talento de uma pessoa está escondido ou reprimido. Também existe uma confusão entre talento e diferencial competitivo.

“O diferencial do qual eu falo vai além de disputar a preferência de clientes. Trata-se de estabelecer uma conexão forte com sua essência, aquilo que o torna único, caracterizando sua marca, sua impressão digital, pessoal e intransferível, capaz de fazer sua carreira decolar”, diz Medeiros.

Existem algumas maneiras de ativar o potencial de que o especialista fala. Uma delas é verificar que tipo de atividade a pessoa realiza com facilidade e que nunca deixou de fazer. Medeiros usa como exemplo a sua própria trajetória:

“Sou palestrante, atuo como consultor de vendas e negócios, mas há algo que nunca mudou em minha trajetória e em minha essência: sou um vendedor. Desde quando comecei, na adolescência, a vender galinhas de porta em porta, puxando uma charrete, até assumir a diretoria comercial de um dos maiores bancos do país, na avenida Paulista, durmo pensando em vendas, perco o sono no meio da noite pensando em vendas, acordo pensando em vendas”.

Revisitar a sua vida pode ajudar o profissional a entender melhor quais são suas habilidades e competências. É importante também pedir feedbacks no trabalho mas também para amigos e parentes. “Ouvir nos dá diretrizes de como somos e devemos ser”, diz.

Confira um exercício prático sugerido:

1. Quais os três maiores sucessos ou resultados extraordinários que conseguiu na carreira?
2. Quais os três casos mais difíceis que enfrentou e solucionou?
3. Quais são as características que mais contribuíram para o sucesso nessas situações?

“Ao dar um zoom nestas situações você identificará um hall de competências e habilidades relevantes para você vencer. Mas notará que uma característica predominou, marcou”, diz Medeiros.

Essa habilidade preponderante confirma seu talento. Sabendo disso, em um processo seletivo, o candidato pode se preparar previamente para conectar essa competência à demanda da empresa contratante.

Um erro comum de quem busca emprego ou está decidindo que carreira seguir é escolher atividades que trazem mais “conforto interno”, com base em crenças e verdades internas. “Fazem isso, ainda que se percebam donas de potencial para outras funções ou áreas”, diz Medeiros.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.