Que bicho você é?

Compare seu perfil financeiro com os hábitos dos animais. Você é macaco, gato, esquilo, avestruz ou águia?

Já pensou em relacionar seus hábitos financeiros ao comportamento dos animais? Esta é uma das metodologias usadas pelo programa americano de educação financeira The Money Camp, que funciona no Brasil desde 2006.

Silvia Alambert, educadora financeira que trouxe o projeto para o país, explica que comparar o comportamento dos bichos aos hábitos com o dinheiro é uma maneira simples de identificar o próprio perfil financeiro, já que os animais têm características conhecidas pelas pessoas.

A águia, por exemplo, é considerada o símbolo da força, da riqueza e da majestade, enquanto o macaco gosta de esbanjar e aproveitar a vida.

“Quando alguém pensa nos hábitos mais marcantes de um bicho, consegue saber se é parecido ou não com ele”, diz Silvia. O macaco, o gato, o esquilo, o avestruz e a águia são os animais usados como referência pelo programa The Money Camp. Em alguns momentos da vida você pode ter características de dois deles.

Avestruz

Perfil animal: o avestruz é conhecido por esconder a cabeça na areia no primeiro sinal de perigo.

Perfil financeiro: tem medo de encarar os compromissos financeiros, esquece as contas do mês na gaveta, entrega o próprio dinheiro para que bancos ou pessoas o administrem, sem se preocupar como os recursos serão geridos. 

Vantagem: os problemas nas finanças não interferem na vida pessoal.

Desvantagem: arca com juros e multas. “Está sempre pagando mais do que deveria por não cuidar das finanças”, diz a educadora Silvia Alambert. 


Gato

Perfil animal: segue pelas ruas tranquilamente, sem qualquer preocupação.

Perfil financeiro: desaprova gente que só fala de dinheiro. Para o gato, a grana é apenas um meio de sobrevivência. Se arrepia só de pensar em ter de se preocupar com as finanças e se sente desconfortável ao ouvir outras pessoas falando sobre dinheiro. 

Vantagem: aproveita o presente, é capaz de gastar todos os recursos disponíveis viajando, por exemplo, mesmo que depois isso signifique não ter dinheiro para pagar o aluguel.

Desvantagem: não constrói patrimônio e não garante nenhuma reserva para o futuro. 

Macaco

Perfil animal: é considerado esbanjador. Afinal, quem nunca viu no zoológico um macaco que come metade da banana, joga o resto fora e agarra outra fruta em seguida?

Perfil financeiro: se você gasta compulsivamente, compra tudo o que vê pela frente e acha que ainda é cedo para planejar seu futuro, seus hábitos financeiros são semelhantes aos do macaco.

Vantagem: aproveita a vida como ninguém.

Desvantagem: no futuro não terá reserva financeira nem disposição para ganhar dinheiro. Dificilmente consegue sustentar para sempre
o padrão de consumo atual.

Águia

Perfil animal: a águia é um predador estratégico e é considerado o símbolo da força, da riqueza e da majestade.

Perfil financeiro: está sempre antenado às oportunidades. Sabe das possibilidades de ganho, mas está sempre de olho nos riscos de perder dinheiro. Planeja tudo o que faz, vive o presente e leva a vida com tranquilidade. 

Vantagem: tem equilíbrio financeiro em todas as fases da vida. Não se preocupa em guardar dinheiro como o esquilo nem é perdulário  como o macaco. Consegue gastar, poupar e investir com inteligência. “É um exemplo a ser seguido”, diz Silvia.

Desvantagem: Não tem.