Profissionais pedem para que suas mães (e avós) expliquem o que eles fazem no trabalho

Sucesso na internet, o Tumblr 'O que eu faço no trabalho' gerou respostas inusitadas das mães e ainda rendeu uma boa ação de inclusão digital com avós

Se perguntassem para sua mãe o que você faz no trabalho, o que ela diria? Esta é a proposta de um desafio que tem tomado a internet nas últimas semanas.

A brincadeira começou quando o Tumblr O que Eu Faço no Trabalho desafiou os internautas a pedir que suas mães explicassem como é o trabalho deles. As imagens das conversas no WhatsApp e no Facebook com respostas divertidas foram publicadas no serviço e rapidamente viralizaram nas redes sociais.

Para muitas mães, explicar o que os filhos das áreas de tecnologia e mídias digitais faziam foi um tanto complicado – principalmente porque várias dessas ocupações surgiram recentemente. Um exemplo é o da Monica, que trabalha como Community Manager, ou gerente de comunidades virtuais:

http://oqueeufaconotrabalho.tumblr.com/post/118299801667/mae-da-monica-community-manager-atualizadora-de

https://secure.assets.tumblr.com/post.js

Ou o da Milena, que é produtora de conteúdo para mídias sociais:

http://oqueeufaconotrabalho.tumblr.com/post/118298837517/mae-da-milena-produtora-de-conteudo-de-midias

https://secure.assets.tumblr.com/post.js

E a tarefa complica ainda mais se o trabalho for em uma nova empresa de tecnologia. É o caso da Pagar.me, startup especializada em pagamentos digitais.

Ao perceber que seu negócio não era tão fácil de ser explicado, os fundadores Henrique Dubugras e Pedro Franceschi bolaram junto ao estrategista de comunicação Lucas Brand uma ação inusitada em homenagem ao Dia das Mães: trazer as avós dos colaboradores até a empresa para que elas entendessem o que eles fazem no trabalho e, aproveitando a viagem, ensiná-las a fazer compras online.

O desafio foi grande. Os funcionários tiveram apenas 400 reais para organizar a surpresa e presentear as convidadas especiais.

A divertida campanha em vídeo conta que a cada 5 avós, apenas uma saberia explicar o que o neto faz em uma empresa de tecnologia. Ainda segundo o vídeo, 60 milhões de brasileiros compram produtos online atualmente. E elas também podem fazer parte desse número.

Segundo a Pagar.me, a ideia com a ação é promover a inclusão digital e aumentar a taxa de conversão de usuários que querem vender para mais de 90% — já que hoje essa média é de 70%. Aliás, quem sabe as vovós do video não se tornam microempreendedoras digitais?

Veja a campanha abaixo: