Professor de português dá dica para falar bem e não prejudicar a carreira

A habilidade de comunicação é muito atrativa para todos profissionais. O professor Diogo Arrais dá dicas para ter frases mais claras

No dia a dia corporativo, é preciso estar atento à Clareza na mensagem; ser confuso, aliás, pode gerar enormes prejuízos pessoais e profissionais.

Sempre que possível, trabalhe com a reescritura de sentenças, com o objetivo de aumentar o vocabulário e a consciência sobre o enorme poder dos Conectivos (ferramentas imprescindíveis à fluidez das orações).

Vejamos, por exemplo, a sentença abaixo:

“Embora fosse prolixo, o apresentador ultrapassou o tempo previsto.”

Quanto ao significado, “prolixo” é o que “usa mais palavras ou frases do que o necessário”. Por isso, é lógico que alguém prolixo ultrapasse o tempo previsto.

Para a solução, a sentença destacada acima poderia apresentar um conectivo causal, de justificativa:

“Por ser prolixo, o apresentador ultrapassou o tempo previsto.”

Além disso, se o escritor quisesse deixar a ideia da oposição, poderia sim recorrer ao conectivo concessivo (de oposição) EMBORA. Para tal recurso, precisaria usar o antônimo de “prolixo”: conciso, breve.

“Embora fosse conciso, o apresentador ultrapassou o tempo previsto.”

No mundo jurídico, é muito comum o uso de “posto que” para apresentação de uma causa. Isso é extremamente deselegante, pois “posto que” representa a ideia de oposição (assim como “embora” e “apesar de que”).

COMO APERFEIÇOAR

Com o apoio de uma boa obra gramatical, revise Conjunções e Preposições. Depois disso, as Orações Coordenadas e as Orações Subordinadas.

Se quiser ir ainda mais fundo, faça uma tabela com os principais conectivos da nossa Língua Portuguesa.

REFLEXÃO

Ao ler uma obra do executivo Anatole Cirello, deparei-me com o seguinte pensamento:

“As pessoas de sucesso não são as mais espertas, mas sim as que são máquinas de aprender. Elas vão para a cama sempre um pouco mais sábias do que levantaram. Faça isso, principalmente se você tiver um longo caminho pela frente.”

Profissionais de sucesso são bons comunicadores; são muito atentos aos elementos capazes de passar uma mensagem. Na Fala e na Escrita, visam à mensagem com CLAREZA e treinam isso todos os dias.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS

http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS