Pense verde

Grande parte das empresas modernas garante liberdade aos funcionários para decorar sua baia como bem entenderem. Mas isso não significa transformar a estação de trabalho num quarto de adolescente ou num bazar — enfeitando-a com fotos, adesivos, bichinhos e outras bugigangas. Um pequeno vaso de plantas, sim, é uma opção discreta e elegante — desde que não seja uma espécie com espinhos ou flores cheirosas, que podem provocar reações alérgicas nos colegas a seu redor. Algumas plantas são mais indicadas para ambientes fechados, como lírio-da-paz, fícus e antúrio. “Além de resistentes, elas são práticas, pois precisam de pouca água e pouca luz”, diz o arquiteto paisagista Roberto Riscala, de São Paulo. Eis algumas vantagens de dar um toque verde ao local de trabalho:

Ar renovado

As plantas tornam o ar mais limpo (pois utilizam os poluentes como fonte de energia) e umidificam o ambiente. Pele, nariz e garganta agradecem.

Bons fluidos
No feng shui, a filosofia oriental milenar de harmonização dos ambientes, verde é a cor associada ao crescimento e à harmonia — imprescindível no dia-a-dia de trabalho.

O poder da luz
Se o seu escritório é desprovido de iluminação natural, não se preocupe. As luzes artificiais — quentes ou frias — também estimulam o desenvolvimento das plantas.

Xô, estresse!
Cultivar plantas diminui o nível de estresse e estimula a mente. “Tudo aquilo de que cuidamos com carinho e envolvimento tem um efeito terapêutico”, diz Riscala.

Espaço único
A planta contribui para personalizar seu cubículo e demarcar território. Nas entrelinhas, isso também significa que você não está ali a passeio — ou seja, já criou raízes.

No fim do dia…
Se seu dia de trabalho não foi lá muito produtivo, ao menos você pode se sentir realizado ao saber que manteve sua planta saudável.

COMO CUIDAR DE SUA PLANTA

As plantas precisam de terra úmida — nem muito encharcada nem muito seca. O ideal é regá-las duas vezes por semana com um copo d’água cheio ou pela metade.

Se o ar-condicionado da sua empresa fica ligado o tempo todo, redobre a atenção, pois a planta seca mais rapidamente.

O vaso deve ter buracos para escoar a água. Caso contrário, as raízes da planta apodrecerão. O prato sob o vaso, por sua vez, impede que a água destrua sua mesa ou seu computador.

Reserve uma garrafa com 1 ou 2 litros de água de torneira exclusivamente para sua planta. A vantagem é que a água alcança a temperatura ambiente e perde boa parte do cloro.

Remova regularmente as folhas secas.