Os discursos de formatura que mais bombaram em 2017

De Mark Zuckerberg a Oprah Winfrey, veja as personalidades que mais emocionaram recém-formados no ano que passou

São Paulo — Nas principais universidades dos Estados Unidos, a cerimônia de formatura vai muito além da entrega dos diplomas. É comum que personalidades sejam convidadas a compartilhar lições de carreira com os jovens que acabaram de concluir a graduação.

O ano de 2017 foi marcado por discursos de figuras como Helen Mirren, Tim Cook, Sheryl Sandberg, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey, entre outros.

O site EXAME fez uma seleção das melhores falas, com lições inspiradoras para profissionais de todas as idades, sobre temas como resiliência, propósito e ética. Confira a seguir. Para legendas em inglês, clique no primeiro ícone no canto inferior direito do vídeo:

Tim Cook no MIT: “Não meça seu impacto para a humanidade em likes”

Em seu discurso para formandos do MIT (Massachussets Institute of Technology) no dia 9 de junho de 2017, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que o jovem não deve avaliar seu sucesso com base em sua popularidade nas redes sociais. “Não meça seu impacto para a humanidade em ‘likes’, mas sim nas vidas que você é capaz de tocar”, disse o executivo à plateia. Segundo Cook, sua carreira só deslanchou quando ele parou de se preocupar com a imagem que projetava nos outros, e passou a se concentrar no significado moral das suas decisões. Veja a fala abaixo:

Helen Mirren na Tulane University: “Não tenha medo de sentir medo”

No dia 20 de maio de 2017, a premiada atriz britânica aconselhou os formandos da Tulane University, localizada nos Estados Unidos, a buscar o sucesso de forma paciente e serena. “Assim como as ressacas, nem o triunfo e nem o desastre duram para sempre”, diz Mirren, que também apresentou suas “5 regras para a felicidade”. Entre seus princípios, ela cita  “não ter medo de sentir medo” e “não complicar demais as coisas”. Assista ao discurso abaixo:

Oprah Winfrey na Smith College: “Assumam os riscos”

A empresária, filantropa e apresentadora do programa “The Oprah Winfrey Show” é a primeira negra bilionária da América do Norte e uma das mulheres mais influentes do mundo. Como ela chegou lá? “Comecei a tomar minhas decisões com base no que eu queria”, disse ela à turma de formandos da Smith College. Winfrey também enfatiza a importância da gratidão como prática diária para cultivar o próprio sucesso. “Aposte em si mesmo”, aconselha a empresária norte-americana. “A sua missão é descobrir a sua própria verdade e deixar essa verdade libertar você”. Veja o vídeo a seguir:

Sheryl Sandberg na Virginia Tech: “É preciso ter força para confiar nos outros”

A diretora de operações do Facebook tem muito a dizer sobre resiliência. Em 2015, Sandberg encontrou seu marido morto na sala de ginástica de um resort no México, após uma queda acidental de um aparelho. Foi preciso muito trabalho para a sua recuperação, conforme disse seu amigo pessoal e psicólogo da Wharton School, Adam Grant, em entrevista exclusiva a EXAME este ano. Em discurso para os graduandos da Virginia Tech, a autora do best-seller “Lean In” disse que é preciso ter força para confiar nos outros. “Construam comunidades resilientes e apoiem seus amigos e familiares”, afirmou Sandberg à plateia. “E façam isso presencialmente, não só com uma mensagem ou um emoji de coração. Confira o discurso completo:

John Kerry em Harvard: “É da responsabilidade de vocês perturbar o universo”

O ex-secretário de estado norte-americano John Kerry falou aos jovens que acabavam de se formar na John F. Kennedy School of Government, da universidade de Harvard, em maio deste ano. “Há desafios que não estamos confrontando, problemas que não estamos encarando, perguntas que os líderes não estão se fazendo”, afirma o político. “Precisamos chacoalhar o mundo livre e fazê-lo despertar de seu sono, lutar contra aquilo que o futuro nos reserva”. Kerry acredita que os líderes do futuro precisam “perturbar o universo” e consertar a sociedade o quanto antes. Assista à sua fala:

Mark Zuckerberg em Harvard: “É preciso criar um senso de propósito nas outras pessoas”

O CEO do Facebook, a maior rede social do planeta, disse aos formandos de Harvard que havia “chegado a vez deles fazerem coisas incríveis”. Mas como envolver milhões de pessoas em torno de uma ideia, como ele fez no Facebook? “Vocês acham que os outros vão empreender as mudanças de que o mundo precisa, mas ninguém vai fazer isso. Vocês é que vão. Mas não é suficiente que vocês tenham propósito. É preciso criar um senso de propósito nas outras pessoas”. Veja o discurso:

Will Ferrell na University of Southern California: “Acreditem nos seus instintos”

“Aos jovens sentados aí que sabem muito bem o que querem fazer com suas vidas, meus parabéns; para aqueles que ainda não descobriram, não tem problema”, disse o ator Will Ferrell aos formandos da University of Southern California de 2017. “Aproveitem o processo de busca sem sucumbir à pressão pelos resultados e acreditem nos seus instintos”. Assista ao vídeo abaixo, que inclui um cover improvisado de Ferrell do clássico de Whitney Houston, “I will always love you”: