“O sucesso precisa depender do seu talento, não do seu gênero”

Esta história faz parte de uma série de relatos sobre Mulheres e Tecnologia. Para saber mais sobre como elas estão se mobilizando em uma indústria historicamente mas

Esta história faz parte de uma série de relatos sobre Mulheres e Tecnologia. Para saber mais sobre como elas estão se mobilizando em uma indústria historicamente masculina, veja a edição da revista INFO de Março.

A argentina Analía Basualdo, 32 anos, não tem medo de mudar de carreira. Formada em design gráfico, ela chegou a abrir uma empresa em sua cidade natal, San Rafael, antes de decidir que estava um pouco cansada de trabalhar com papel. Começou a fazer cursos na área digital e hoje trabalha em experiência e interface de usuário (UX/UI) na Eventioz by Eventbrite, plataforma online para criar eventos. Adquirida pela americana Eventbrite, a Eventioz manteve seu time na Argentina mas trabalha agora em sincronia com o Vale do Silício.

“Trabalho com arquitetura de informação, estratégias de conteúdo e análise de comportamento do usuário”, diz Analía, única mulher em seu time. “Hoje, acredito que estou em uma empresa que se esforça para criar um bom ambiente, mas já trabalhei em lugares onde sentia que não tinha espaço para dar sugestões”, diz. “Isso é horrível. O seu sucesso precisa depender do seu talento. Não do seu gênero”.

Entre as ações promovidas pela empresa, Analía destaca o incentivo para os funcionários irem ao bar e organizarem churrascos. “Pelo menos uma vez por semana temos um evento. Isso faz com que todas as áreas fiquem juntas, aproxima todas as pessoas”, diz ela, que é solteira e, por enquanto, não pensa em ter filhos. “Não sei se adiar a maternidade teve a ver com a minha carreira. Talvez, porque é uma área que exige muito estudo…”.

Veja mais sobre Mulheres & Tecnologia na revista INFO deste mês