O São Bernardo Apart Hospital formaliza o RH

Foi implantado o programa Braços Abertos, para facilitar a integração de novos funcionários

Colatina (ES) – Desde 2008, o São Bernardo Apart Hospital faz parte do Guia das Melhores Empresas para Você Trabalhar. As práticas de gestão de pessoas foram herdadas de outra companhia veterana deste anuário, a São Bernardo Saúde, do Grupo São Bernardo, que tem uma meta agressiva para os próximos anos: estar entre os primeiros planos de saúde do Espírito Santo.

Como parte da estratégia, o Apart Hospital, referência no estado, tem um papel importante e deve ser ampliado até o fim de 2015. Nesse ritmo de crescimento, a área de RH ganha ainda mais relevância e passa por um processo de formalização. Em 2011, foram implantados sistemas de avaliação por competência para profissionais de níveis executivos e revisão de cargos e salários, além do Programa Braços Abertos, para facilitar a integração de novos funcionários.

As metas também passaram a ser acompanhadas semanalmente por meio do Projeto Performance Total. Em quadros espalhados pelos corredores do hospital, todos se mantêm informados sobre o desempenho das diferentes equipes. Mas quem imagina que o maior controle trouxe insatisfação ou desconfiança se engana.

“Quando percebemos que algum grupo está tendo dificuldades para cumprir suas metas, fazemos um plano de ação para ajudá-los”, afirma uma funcionária. Esse espírito de equipe já faz parte dos valores da empresa, que pratica uma política de portas abertas. “Aqui, nós temos total liberdade para entrar na sala do Dr. Walter e fazer alguma sugestão ou crítica. Isso nos faz sentir que somos parte de algo que vai além de nosso trabalho do dia a dia”, diz um técnico de enfermagem, referindo-se ao ortopedista Walter Luiz Dalla Bernardina, presidente do grupo.

A solidariedade se estende além dos muros. A empresa faz coleta seletiva de lixo, trata a água antes de devolvê-la à natureza e planta uma muda de árvore para cada criança que nasce em sua maternidade. Para reduzir o uso de químicos poluentes, foi implantado o sistema digital de revelação de fotos.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Os benefícios, que incluem plano de saúde gratuito para funcionários e desconto de 50% para seus dependentes, estão bem acima da média da cidade. Agora que implementou sistema de avaliação por competência para o nível executivo, a empresa precisa investir também no nível operacional.