O que torna o trainee da 3M um dos mais cobiçados do mercado

Inscrições para o programa de trainee da 3M começam hoje. Confira os atrativos da empresa e saiba mais sobre a seleção

São Paulo – Começam hoje as inscrições para o programa de trainee da 3M, um dos mais disputados do mercado. A última seleção teve mais de 8 mil candidatos concorrendo a 11 vagas. Para a próxima turma são 15 oportunidades, e as candidaturas podem ser enviadas até outubro pelo site de recrutamento da 3M.

A 3M é atraente por várias razões, segundo seu diretor de RH, Fernando do Valle. O caráter inovador marcante é o que primeiro ele cita. “Há mais liberdade para criar e buscar resultados à sua maneira”, diz. O próprio ambiente de trabalho, garante Valle, é favorável para aguçar a criatividade dos funcionários.

Com produtos distintos em mercados como consumo e escritório, comunicação gráfica, elétricos, saúde, industrial, transportes, segurança e limpeza, a diversidade de negócios também encanta. “Temos várias grandes empresas em uma”, diz Valle que também que a 3M foi considerada uma das empresas mais éticas do Brasil, pelo Instituto Ethisphere.

Outro valor importante para os jovens e que é forte na empresa é o estímulo ao voluntariado. Atualmente mais de 464 funcionários distribuídos pelas fábricas da 3M do Brasil em várias regiões do País, dedicam parte do seu tempo para ajudar quem precisa.

As facilidades que a empresa proporciona aos seus empregados também contam a favor, segundo ele. A sede no Brasil, em Sumaré (SP), tem centro de conveniência, com salão de beleza, venda de produtos orgânicos, lavanderia, uma filial da Cia Atlética e uma série de outras coisas para facilitar e dar mais qualidade de vida às pessoas.

Para além de tudo isso, a estrutura do programa de trainee também faz a sua parte para seduzir os candidatos. Considerada uma das melhores empresas para formar líderes em pesquisa da consultoria Hays, a 3M dá treinamento sobre a metodologia SIX Sigma, aplicada em projetos estratégicos. “É um diferencial do programa, esse treinamento traz essa visão holística da empresa e prepara para o futuro de carreira na organização”, diz Valle.

Essa visão holística, aliás, é uma das características que a empresa valoriza e vai procurar nos candidatos elementos que indiquem essa qualidade já no processo seletivo. “Queremos pessoas que queiram desafiar o status quo e que nos ajudem a melhorar os processos no dia a dia”, diz.

O trainee da 3M é aberto para candidatos formados a partir de 2013, ou seja, aceita candidatos um pouco mais experientes. Não há filtragem por universidade, apenas por cursos (administração, administração em comércio exterior, administração em logística, economia, estatística, marketing, relações internacionais e engenharias). Nível avançado de inglês e carteira de habilitação são requisitos. “Uma das forças da 3M é prezar pela diversidade. Os aprovados são aqueles que mais se destacam no processo seletivo, conduzido pela Cia, de Talentos”, diz Valle.

A seleção terá quatro fases. Testes online de inglês, raciocínio lógico estão previstos, além de encontros presenciais para avaliação de case com avaliação individual e em grupo. Na última etapa os finalistas são entrevistados pelos executivos da empresa. E, se forem aprovados, já começam como funcionários contratados.

SERVIÇO
Programa de trainee 3M
Inscrições: até 10 de outubro pelo site de recrutamento da 3M