O que muda na nova prova do GMAT

Exame de admissão para os cursos de MBA terá seção que testa habilidade para interpretar informações

São Paulo – A partir de 5 junho, o GMAT (Graduate Management Admission Test), exame utilizado nos processos de admissão dos programas de MBA internacionais, será aplicado em um novo formato.

Na nova versão da prova, sai de cena um dos dois ensaios aplicados até hoje. No lugar, entra a seção “Integrated Reasoning”. “Essa etapa irá avaliar a capacidade de análise de gráficos e outras informações, além de conhecimentos em matemática e raciocínio lógico”, diz Miriam Viniskofske, sócia The Point Academic.

A seção terá nota de 1 a 8 e não integrará a pontuação final utilizada pela maior parte das escolas de negócios nos processo de admissão para programas de MBA. Por conta disso, a especialista acredita que, por enquanto, o desempenho nesta fase não terá tanto peso para a seleção das escolas de negócios.

No entanto, ela acredita que, com o tempo, as escolas de negócio passarão a adicionar essa nota ao seu processo de admissão.

Formato
A prova continua com três horas e meia de duração. A diferença é que, a partir de junho, os candidatos farão apenas um ensaio. Os outros trinta minutos, antes reservados para argumentação analítica, serão destinados para a seção de Integrated Reasoning.

Neste tempo, os candidatos terão que solucionar 12 questões com 4 tipos de formato: análise de gráficos e tabelas, além de análise de duas partes (que mostra problemas que exigem duas etapas de solução) e múltiplas fontes de raciocínio (o candidato deve escolher qual informação é necessária para resolver a questão).


Como fica o GMAT

Seção Questões Tempo
Escrita analítica (Analytical Writing) 1 ensaio 30 minutos
Quantitativa (Quantitative) 37 75 minutos
Verbal (Verbal) 41 75 minutos
Raciocínio Integrado (Integrated Reasoning) 12 30 minutos

Como será a pontuação

Seção Pontuação
Escrita analítica (Analytical Writing) 0.0 – 6.0
Quantitativa (Quantitative) 0 – 60
Verbal (Verbal) 0 – 60
Raciocínio Integrado (Integrated Reasoning) 01/ago