O que fazer agora para garantir um aumento em 4 meses

Confira quatro dicas para aumentar as chances de ser reconhecido pela empresa nos próximos meses, de acordo com especialistas

São Paulo – Se você tem a expectativa de receber um aumento salarial ou uma promoção na empresa já no início do ano que vem, precisa agir rápido a partir de agora. O seu foco deve estar direcionado para os resultados que deve apresentar até o fim do ano.

É o que dizem dois especialistas consultados por EXAME.com. Confira os aspectos que devem ser levados em conta para aumentar as chances de o reconhecimento profissional chegar dentro de alguns meses:

1 Entenda a importância do período

“O momento é crucial porque nesta época do ano as empresas estão focadas nas metas que deve ser atingidas até o fim do ano”, diz Márcia Almstrom, diretora de Recursos Humanos da Manpower Brasil.

Isso significa que o seu desempenho está sendo acompanhado pelas empresas. “Hoje as empresas estão preocupadas com os resultados e estão observando as pessoas que estão comprometidas em alcançá-los”, explica a especialista.

De acordo com ela, além do foco em resultados, dois itens também são levados em conta na avaliação que as empresas fazem dos profissionais: capacidade de planejamento e de tomada de decisão.

2 Faça um checklist das metas

A recomendação de Rodrigo Soares, líder da Hays de Campinas (SP), é fazer uma revisão do que foi pedido desde o início do ano, uma espécie de checklist de metas. “O ideal é perceber o que você já entregou e o que ainda falta entregar e a partir disso começar a fazer as ponderações”, diz o especialista.

“Até dezembro é momento de se comprometer em atingir as metas”, diz Márcia. Independente do tipo de trabalho que você faz, é essencial organizar e listar todos os objetivos que devem ser alcançados até o fim do ano.

Lembre-se de que planejamento é fundamental para que nada fique de lado. Se deixar escapar alguma tarefa importante, corre o risco de comprometer todo o resultado final.


3 Converse com o gestor e decida os rumos

Mostre para o gestor que está comprometido em atingir todos os resultados, diz Soares. “Explique o que já foi concluído até o momento e converse sobre a melhor maneira de conseguir entregar o que ainda falta”, diz.

É preciso ser proativo, lembra Soares. Se não acha que vai alcançar todos os objetivos, pense na melhor forma de resolver a situação. “É melhor chegar à reunião com o gestor já com sugestões de soluções”, diz Soares.

4 Supere as expectativas (e mostre que fez isso)

Não há milagre. “A palavra mágica é trabalho”, diz Soares. O crescimento profissional está vinculado ao alto desempenho. Para ser reconhecido você deve se destacar na empresa. “Nenhum profissional consegue uma promoção ou um aumento salarial se não apresentar alta performance”, diz Márcia.

O ideal, diz Rodrigo Soares, é atingir de 110% a 120% das metas e apresentá-las na reunião de fechamento do ano. “Quando o resultado é superior às expectativas, o diálogo fica muito mais tranquilo”, diz Soares.

Algumas habilidades, no entanto, também são essenciais para garantir o sucesso profissional, na opinião de Márcia. “O profissional só vai conseguir o alto desempenho se for capaz de trabalhar em equipe, atuar de forma colaborativa e ter habilidade de lidar com pessoas”, diz.

Lembre-se que, além de apresentar resultados, o bom relacionamento com os colegas de trabalho será um fator decisivo se a sua meta é assumir um cargo de direção.