O maior investidor do mundo revela seu melhor investimento

Pasme: não foi nenhuma ação, nenhum título público ou a compra de uma empresa

São Paulo – O oráculo de Omaha, o maior investidor, o 3º homem mais rico do planeta e o maior filantropo do mundo. Ou seja, Warren Buffett é simplesmente Warren Buffett.

Em uma rara entrevista dada recentemente à revista Forbes, ele revelou qual foi o investimento que ele fez nos seus 87 anos que supera todos os outros. E pasme: não foi nenhuma ação, nenhum título público ou a compra de uma empresa.

“Invista em você mesmo. Enfrente qualquer que seja a sua dificuldade, e faça agora”, diz Buffett.

O investidor conta que, já entrando na fase adulta, tinha medo de falar em público e que, por conta disso, investiu 100 dólares em um curso de oratória. O resultado: “eu fiquei tão confiante com a minha nova habilidade que eu pedi minha esposa em casamento durante a metade do curso”, afirma.

Falar em público, acredita Buffett, o ajudou a vender ações em sua cidade natal (apesar de ser bastante jovem para fazer isso) e desenvolver toda sua carreira no mundo financeiro e dos negócios.

“Ninguém pode tirar o que você tem dentro de si mesmo”, explica o investidor. “Se você aumentar o seu potencial em 10%, 20% ou 30%, ao melhorar seus talentos, não vão poder cobrar imposto sobre isso. A inflação não pode tirar isso de você. Você terá isso pelo resto da sua vida”, acrescenta.

Ainda durante a entrevista para Forbes, Buffett aproveitou para explicar a já sua conhecida estratégia de investimento: encontrar bons negócios. “Um que eu possa entender por que é bom, com uma vantagem durável e competitiva, administrada por pessoas hábeis e honestas, e disponível por um preço que faça sentido”, diz o investidor.

“Precisamos de algo que gere dinheiro por 10, 20 e 30 anos. E também queremos uma equipe de administração admirável e confiável”

Comentando uma frase de Benjamin Franklin, um dos founding fathers dos Estados Unidos, Buffett também deixou uma dica para quem possui um negócio: “não apenas satisfaça seus clientes. Encante-os. Eles vão falar para outras pessoas. Eles vão voltar. Qualquer um que possui clientes felizes tem a chance de ter um futuro bem melhor.”