O jeito certo de falar sobre cursos online na entrevista

Confira como destacar os cursos online que você fez durante a conversa com o recrutador

São Paulo – Além do conhecimento formal que proporcionam, cursos online, de curta ou longa duração, também ajudam profissionais e estudantes a desenvolver competências comportamentais valorizadas no mercado de trabalho.

Disciplina, foco, responsabilidade, facilidade para resolução de problemas e iniciativa são habilidades comuns entre os adeptos desta modalidade de ensino, segundo Pavlos Dias, gerente nacional de operações da Blackboard, especializada em soluções de educação a distância.

Enfatizar estes pontos, para além do aprendizado técnico fornecido pelo curso online, é uma boa estratégia para se destacar numa entrevista de emprego. “Contar as experiências positivas que o ensino a distância trouxe para a sua vida, o quanto ele se desenvolveu como pessoa e como aprendeu a ter disciplina e organização poderá ser consistente com a expectativa do entrevistador e criar um diferencial”, diz o gerente nacional de operações da Blackboard.

Mas é preciso explicar como se deu o desenvolvimento destas habilidades. Ele se dá, de acordo com Dias, por dois caminhos. O primeiro é por meio de conteúdos e técnicas transmitidas pelas próprias instituições de ensino a distância, por meio de uma gama de disciplinas, cursos livres, materiais e tutoria que auxiliam no desenvolvimento dessas características.

“Há, inclusive, alguns cursos que colocam no 1° semestre uma disciplina obrigatória onde o aluno irá aprender as melhores técnicas e uso de ferramentas de gestão do tempo”, diz.

O outro caminho que leva ao fortalecimento destas atitudes é o fato de que elas são essenciais ao bom desempenho em qualquer curso online. “No dia a dia do aluno essas competências estarão muito presentes já que o aluno é responsável por montar sua própria grade de horários de estudo, organizar suas entregas de trabalho, respostas aos fóruns, leituras.

Ou seja, para ter sucesso em cursos a distância é obrigatória uma atitude mais autônoma, uma postura organizada para dar conta das entregas de trabalho. “Uma das maiores vantagens do modelo é essa liberdade que o aluno tem para seguir seu ritmo, mas isso exige que ele esteja focado em fazer o bom uso do seu tempo”, diz Dias.

Outra dica do gerente de operações da Blackboard é evitar considerar um curso a distância como algo de menor importância no currículo do que modalidades presenciais de aprendizado. “Não existe nenhuma distinção entre um diploma de alunos dessas duas modalidades e o aprendizado e as experiências é que têm o verdadeiro valor”, diz.