No Boticário, a academia sai por 25 reais por mês

Profissionais alinhados aos valores vestem a camisa da empresa e elogiam as práticas de gestão

São José dos Pinhais – Sustentabilidade é coisa séria para esta companhia paranaense de cosméticos e perfumaria. O cuidado com o meio ambiente é discurso dos jovens funcionários, que reafirmam a preocupação com reciclagem, reutilização de água, monitoramento dos produtos e atenção às duas reservas ambientais regidas pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza.

Nesse quesito os valores do Grupo estão alinhados aos dessa turma. O conceito de responsabilidade social da organização, que espelhou a indústria brasileira ao longo de 35 anos, é aplicado no dia a dia, começando pelo cuidado com o bem-estar dos empregados, que têm horários flexíveis, com início de expediente entre 7h30 e 9h, e estrutura completa, com clínicos- gerais, nutricionistas, psicólogos, ortopedistas e dentistas à disposição.

Além de academia a meros 25 reais mensais, sala de descompressão, com TV, revistas, café, e áreas de descanso na matriz, em São José dos Pinhais, Grande Curitiba. Outro ponto positivo é que a média salarial das mulheres na empresa é maior que a dos homens, enquanto na média brasileira as profissionais com ensino superior completo ainda ganham 41,8% a menos que os homens por mês, segundo dados de 2009 do Ministério do Trabalho.

Para quem está começando a carreira e deseja aplicar criatividade e inovação, a companhia disponibiliza o Programa de Captação de Ideias, por meio do qual todos os funcionários podem opinar sobre os negócios e propor melhorias cotidianas. As melhores ideias são reconhecidas pelos gestores e diretores e recebem prêmios de 2 000 a 3 000 reais por ano.

Não faltam oportunidades dentro do Grupo, que hoje tem três unidades de negócios, o Boticário, marca consolidada; a Skingen Inteligência Genética, anunciada em fevereiro, voltada para cosméticos manipulados; e a Eudora, com escritórios em São Paulo. Esta última, de perfil mais jovem, completou um ano e está em pleno vapor.