No Barça, Neymar se torna 3º jogador mais valioso do mundo

Passe de ex-menino da Vila Belmiro subiu para 67,4 milhões de euros, segundo estimativa da Pluri Consultoria

São Paulo – Neymar nem bem estreou a camiseta do Barcelona e seu valor de mercado já subiu 22,6%, segundo estimativa da Pluri Consultoria divulgado hoje. Fato que o leva à posição de 3º jogador de futebol mais valioso do mundo.

De acordo com o estudo, o passe do ex-menino da Vila custa, hoje, 67,4 milhões de euros (cerca de 187,7 milhões de reais). Para se ter uma ideia, Lionel Messi, estrela do elenco do Barça e jogador mais valioso do mundo, tem valor de mercado de 140 milhões de euros (o equivalente a cerca de 390 milhões de reais), segundo o estudo. 

E as expectativas são promissoras para o craque, de acordo com a análise. Se ele tiver uma atuação de destaque tanto defendendo a camisa do Barcelona quanto a da seleção brasileira na Copa do Mundo, a previsão é de que, em 4 ou 5 anos, Neymar tenha condições suficientes para conquistar o título de jogador mais valioso do mundo. 

O estudo lembra que, neste período, Messi e Cristiano Ronaldo terão passado dos 30 anos – faixa etária, que segundo a Pluri, afeta o valor de passe do jogador. 

“Nossas projeções apontam que o valor de mercado de Neymar pode atingir 114,2 milhões euros dentro do período indicado, devendo disputar a condição de jogador mais valioso do Mundo com o Galês Gareth Bale, jovem astro de apenas 23 anos do Tottenham, avaliado em 49,4 milhões de euros (8º do mundo)”, afirma o estudo. 

Ao todo, 72 itens são analisados para mensurar o valor de mercado de um jogador. Entre eles, estão aspectos táticos, técnicos, posição em que o jogador atua, quantas vezes defendeu a camisa de uma seleção, títulos e retorno de marketing. 

Salário
Por enquanto, o jogador de 21 anos irá usufruir de um contrato de cinco anos e um salário anual de 7 milhões de euros, cerca de 19 milhões de reais. A multa para quem quiser contratá-lo antes de 2018 é de 190 milhões de euros, ou o equivalente a 530 milhões de reais. 

Ranking Jogador Idade Valor de mercado
1 Lionel Messi 25 anos 140 milhões de euros
2 Cristiano Ronaldo 29 anos 96,3 milhões de euros
3 Neymar 21 anos 67,4 milhões de euros
4 Iniesta 29 anos 65,6 milhões de euros
5 Wayne Rooney 27 anos 62,9 milhões de euros