Negócios à mesa

Nunca sei onde colocar a bolsa, a pasta de trabalho e os papéis durante um almoço de negócios. O que você me diz sobre isso, Evita?

A orientação é simples. Tudo o que não faz parte da refeição deve ficar fora da mesa — isso inclui chaves, estojo de óculos, maço de cigarro, caneta, celular e afins. O lugar de bolsas e pastas, por sua vez, é no chão ou sobre uma cadeira. Se for imprescindível mexer com papéis, faça-o antes ou depois da refeição.

Fiz recentemente uma cirurgia plástica no rosto. Será que devo comentar isso no trabalho, Evita?

Não vejo problema nenhum em contar. Se sua aparência mudou radicalmente, aliás, puxar o assunto facilitará as coisas para as outras pessoas e evitará mexericos.

É verdade que a sopa não deve ser tomada a partir da ponta da colher, mas sim do lado?

Verdade verdadeira. E tem mais: a colher também deve ser mergulhada de lado na sopa. O correto é fazer o movimento para frente e enchê-la no máximo até a metade. Além de elegante, o risco de cair algum pingo em você diminui consideravelmente. Quando o prato estiver quase vazio, é permitido incliná-lo — mas não em sua direção. Quando terminar, deixe a colher lá dentro mesmo.

É certo ou errado servir bebidas alcoólicas a clientes em estandes de feiras e exposições?

Servir bebidas alcoólicas gratuita e generosamente num estande é procurar encrenca, pode acreditar. É muito mais aconselhável ter um pequeno estoque somente para clientes especiais. Aos outros, sirva água mineral, refrigerante, suco ou café.

Gostaria de orientação sobre como se comportar nos bufês de restaurantes ou hotéis.

Basta se lembrar de algumas coisinhas básicas para não fazer feio. Para começar, não encha demais o prato — já que é sempre possível se servir mais de uma vez. Se algum item do bufê estiver acabando, peça ao garçom para reabastecê-lo. Por fim, use unicamente a colher ou o garfo apropriados para cada alimento. Depois de servir-se, deixe-os do lado de fora do réchaud — sob o risco de queimar os dedos de alguém.

Como engasgar com elegância?

Infelizmente isso é impossível. (Aqui entre nós, não existe uma coisa mais feia do que ficar tossindo sem parar, expelir cusparadas para todo lado e pedir aos outros que esmurrem suas costas, não é?) A maneira mais digna de se livrar de uma situação como essa é bater em retirada para o toalete e, lá, tentar desobstruir a goela.