Mãos a obra

O ano de 2002 promete ser bom para o desenvolvimento profissional dentro das empresas. Para quem está fora das empresas, também há alternativas interessantes para valorizar o currículo. Veja onde conseguir bolsas para financiar MBAs, cursos online de inglês, opções de cursos profissionalizantes e até cursos de computação gratuitos. Falta do que fazer não é desculpa.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Uma boa opção para ganhar pontos no currículo é fazer um curso profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Existem cursos nas áreas de saúde, turismo e hospitalidade, comunicação e artes, informática e administração. No http://www.senac.br você encontra informações sobre cursos em seu estado. Veja abaixo uma lista com alguns dos mais procurados em 2001.

Auxiliar de enfermagem
Técnico em enfermagem
Desenvolvimento de chefia e liderança
Gerência financeira
Instrumentação cirúrgica
Técnico em turismo
Gerência de marketing
Gerência administrativa
Tecnologia em hotelaria
Técnico em informática – ênfase em tecnologia da informação
Habilidades gerenciais
Tecnologia em turismo
Webdesign – desenvolvimento de páginas para a internet
Design de moda – habilitação em estilismo
Gestão ambiental

INGLÊS

Além dos tradicionais cursos nas escolas especializadas, existem outras maneiras de você aprender inglês: aulas de imersão, pelo computador e até happy hour em bar, com direito a networking. Em São Paulo, por exemplo, há os cursos da Knight’s Club (www.knightsenglish.com), com passeios semanais para cidades paulistas. Cursos de um dia custam 90 reais, com almoço incluído. O fim de semana custa 280 reais, com pernoite e refeições. Outra opção, também em São Paulo, é o encontro semanal do English Club Brazil (www.englishclubbrazil.com). Trata-se de uma happy hour com jogos e dança, tudo em inglês. É uma boa maneira de praticar a língua sem gastar nada, exceto o que for consumido no bar.

Pela internet: se você usa a velha desculpa de que não tem tempo para estudar inglês, conheça sites que oferecem o estudo desse idioma online. Os preços e os tipos de curso variam. A maioria, entretanto, tem área de testes e lições básicas grátis.

Confira:

englishtown.com
globalenglish.com
www.culturainglesaonline.com
www.houseofenglish.com.br
www.bizenglish.com
www.parlo.com

CURSOS DE INFORMÁTICA

A internet oferece boas opções para você dominar programas de computadores. No PersonalWeb (personalweb.terra.com.br) é possível fazer uma assinatura anual, de 48 reais, para ter direito a todos os cursos ou pagar por curso específico (por exemplo: Excel 2000 e Power Point 200 custam 13,90 cada um). No TI Master (www.timaster.com.br), há cursos com certificação oficial, com autorização dos fabricantes e instituições de ensino. Tem até curso de graça: no WebAula (www.webaula.com.br), você pode aprender a manusear versões mais antigas do Word, Excel e Power Point, entre outros.

BOLSAS PARA MBA

  • Fundação Estudar
    Criada com capital privado em 1991 para conceder bolsas de estudo de graduação e pós-graduação no Brasil e no exterior, a Fundação Estudar deve financiar neste ano pelo menos 25 bolsas com valor entre 5 mil e 30 mil dólares. As inscrições estão abertas até 24 de fevereiro para quem deseja estudar nas áreas de economia, administração e direito. Mais informações: http://www.estudar.org.br

  • Instituto Ling
    Desde sua criação, há cinco anos, o Instituto Ling, de Porto Alegre, beneficiou 37 bolsistas, com investimento de 580 mil dólares. Os candidatos devem ter sido aprovados em programas de MBA de tempo integral nas melhores universidades internacionais, de acordo com ranking de revistas e jornais especializados. É necessário apresentar uma carta de aceitação da universidade. As inscrições vão de janeiro a maio. Mais informações: http://www.institutoling.org.br