Mão dupla

Todo mundo algum dia já foi estagiário, trainee ou aprendiz. E, por causa disso, se sentiu meio perdido, deslocado, sem saber o que fazer no escritório. Sorte dos que tinham alguém para guiar seus passos. Esses sortudos certamente aprenderam mais rápido e sofreram menos. Para aumentar o número de chefes “boa-praça”, o banco Real/ABN Amro resolveu criar um programa de treinamento para tutores, como eles são chamados dentro do banco. O programa do ABN visa treinar os profissionais que durante um ano vão se responsabilizar pelos trainees. “Eles são geralmente pessoas superocupadas, mas que precisam dar atenção especial aos tutelados, porque o acompanhamento é crítico para o sucesso do programa”, diz Célia Marchioni, gerente de treinamento.

Durante a preparação, os tutores têm acesso a informações gerais sobre o que pensam os trainees, quais são suas aspirações e seus valores, e a importância do programa na atração de novos talentos para o banco. “Essa preparação ajuda o tutor a entender que o trainee é alguém jovem, muitas vezes imaturo, e que pode tomar atitudes arrogantes por insegurança”, diz Simone Bidetti, diretora adjunta do departamento de cartões de crédito do ABN, uma das tutoras de 2001. Os tutores são estimulados a participar de tudo, inclusive da seleção dos candidatos.

No final, o resultado do treinamento dado aos tutores aparece na forma de trainees mais preparados e satisfeitos com o programa. No ano passado, apenas dois dos 47 trainees selecionados decidiram não ficar no banco no final do processo. “A gente vira um ponto de referência para esses meninos e meninas aqui dentro”, completa Simone.

QUAL É O SEU PERFIL?
Conheça os diferentes tipos de tutor identificados pelo ABN

  • Tutor pessoal
    se interessa em desenvolver as competências inter e intrapessoais do trainee, mas se esquece das competências técnicas.
  • Tutor mínimo
    é aquele que tem pouca paciência e não tem facilidade para ensinar. Ou seja, não serve para ser tutor.
  • Tutor técnico
    ótimo para desenvolver as habilidades técnicas, mas péssimo para ajudá-lo a estabelecer bons relacionamentos.
  • Tutor líder
    é o mentor cinco estrelas. Alguém preparado para ensinar. É paciente e capaz de desenvolver tanto as habilidades técnicas quanto as competências inter e intrapessoais do tutelado.