Londres é a melhor cidade para estudantes. Mas SP e Rio estão na lista

Ranking da consultoria QS traz as 120 melhores cidades para estudar, segundo cinco critérios fundamentais

São Paulo –   Entre 120 cidades do mundo, Londres foi considerada de novo a melhor para estudar, segundo o ranking divulgado pela da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). QS avalia a qualidade das universidades de uma cidade, bem como a qualidade de vida que ela proporciona aos seus habitantes, além da acessibilidade em termos econômicos.

Obviamente, diz o relatório da pesquisa, Londres não foi escolhida por predicados em relação ao custo de vida, que é alto. Mas a cidade, de 14 milhões de habitantes, se destaca em todos os outros aspectos: excelência em suas universidades, oportunidades de mercado, inovação e criatividade, além de riqueza cultural, histórica, etc.

A metodologia leva em consideração cinco eixos principais: ranking de universidades, número de estudantes internacionais proporcionalmente aos estudantes locais, atratividade como destino internacional, acessibilidade econômica e as oportunidades no mercado de trabalho.

Europa, Ásia e Oceania estão no pódio da vida estudantil internacional.  O segundo lugar da lista é de Tóquio, no Japão, seguida por Melbourne na Austrália. Do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro apareceram no fim do ranking: São Paulo ficou em 76º e o Rio de Janeiro em 102º.

A seguir confira as 25 primeiras do ranking:

1 Londres Reino Unido
2 Tóquio Japão
3 Melbourne Austrália
4 Munique Alemanha
5 Berlim Alemanha
6 Montreal Canadá
7 Paris França
8 Zurich Suíça
9 Sydney Austrália
10 Seoul Coreia do Sul
11 Toronto Canadá
12 Boston Estados Unidos
13 Vienna Áustria
14 Hong Kong Hong Kong
15 Edinburgh Reino Unido
16 Vancouver Canadá
17 Taipei Taiwan
18 Kyoto-Osaka-Kobe Japão
19 New York Estados Unidos
20 Singapore Singapura
21 Barcelona Espanha
22 Brisbane Austrália
23 Canberra Austrália
24 Amsterdam Holanda
25 Los Angeles Estados Unidos