Gente feliz é mais produtiva, diz engenheiro do Google

Chade-Meng Tan afirma que a fecilidade gera o sucesso, e não o contrário

O engenheiro Chade-Meng Tan, do Google, criou um programa de desenvolvimento profissional com base na meditação. A seguir, ele conta por que treinar a mente pode fazer você trabalhar menos e ser mais eficiente 

VOCÊ S/A – Por que seu treinamento faz sucesso até entre os pragmáticos?

Chade-Meng Tan – Primeiro, porque eu construí credibilidade no Google, já que fui um engenheiro bem-sucedido por muitos anos. Então, as pessoas pensam “Por que o Meng está ensinando esse troço?” e sentem curiosidade de ver. Depois que ganho a atenção delas, mostro a ciência por trás da prática.

Estudos comprovam que a meditação estimula a ínsula, região cerebral ligada ao desenvolvimento da autoconfiança, e ativa o córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões e pelo pensamento estratégico. O pré-frontal também regula 
a amígdala, envolvida no controle da raiva e dos sentimentos de impotência.

VOCÊ S/A – Trabalhar menos e fazer mais é possível? 

Chade-Meng Tan – Sim, e vou dar um exemplo: depois de fazer o treinamento, Bill, um engenheiro aqui do Google, decidiu trabalhar apenas quatro dias por semana. Ele avisou toda a equipe, negociou com seus pares e, principalmente, estabeleceu prioridades. Não abria e-mails a toda hora, definiu horários e duração para reuniões e focou no que realmente era importante e dava resultado.

VOCÊ S/A – Além de ter mais tempo livre, ele foi promovido.

Chade-Meng Tan – E qual é o segredo para chegar a um resultado parecido, mesmo para quem não tem autonomia com os horários de trabalho? Parar de acreditar que o sucesso gera felicidade. É a felicidade que traz o sucesso, porque pessoas felizes são mais criativas e produtivas.

VOCÊ S/A – Então, qual é o segredo da felicidade? 

Chade-Meng Tan – Ter habilidade de aquietar a mente, para pensar com mais clareza e ser mais criativo, buscar 
o autoconhecimento, para saber que pontos precisa trabalhar, e contagiar positivamente os outros. Se as pessoas veem você feliz, também ficam bem. Com isso, vão querer estar por perto e retribuir esse sentimento.