Espanha oferece bolsas para estudantes da AL

Formados nas áreas de medicina, economia e meio ambiente poderão continuar estudos em instituições espanholas

Madri – As fundações BBVA e Carolina oferecerão 23 bolsas de estudos na Espanha para latino-americanos formados nas áreas de medicina, economia e meio ambiente, informaram nesta sexta-feira os organizadores.

Em medicina, serão concedidas 12 bolsas de estudos (com uma duração de um ano e prorrogáveis pelo mesmo período), das quais três serão em oncologia para adultos, uma em oncologia pediátrica, quatro em cardiologia para adultos, uma em cardiologia infantil e três em doenças virais.

O objetivo destes programas é oferecer a médicos latino-americanos a possibilidade de melhorar seus conhecimentos e habilidades em ambientes de elevada qualidade assistencial e com materiais de pesquisa relevantes, afirmou a BBVA em comunicado.

Entre os centros hospitalares selecionados estão o Hospital Universitário 12 de Outubro e o Hospital Infantil La Paz, em Madri, assim como o Hospital Clínico de Barcelona.

Na área de Economia, as fundações BBVA e Carolina oferecem este ano quatro bolsas de estudos para mestrado em economia e finanças no Centro de Estudos Monetários e Financeiros (Cemfi), que se prolongará até 2013.

Para a área de meio ambiente, as instituições distribuirão bolsas de estudos para que especialistas latino-americanos cursem mestrado em espaços naturais protegidos.

O prazo de solicitação das bolsas de estudos, para o que é primordial possuir a nacionalidade de algum país da Comunidade Ibero-Americana de Nações, exceto da Espanha, termina em 6 de março.