FGV lança 10 novos cursos rápidos na área de negócios

Formações são oferecidas nas unidades da FGV do Rio de Janeiro

São Paulo – Dez novos cursos de formação para executivos acabam de ser lançados pela FGV no Rio de Janeiro. Com durações que variam entre dois e quatro meses, as especializações têm viés prático e as aulas estão previstas para começar entre o fim de setembro e começo de outubro. Os preços dos programas variam entre 3 mil e 8 mil reais e acontecem nas unidades Botafogo, Centro e Barra e outras informações estão disponíveis no site da FGV.

Os cursos disponíveis são:

1- Big data e data science
Esse curso aborda o estado da arte sobre Big Data (por exemplo: Ecossistema Hadoop, Hive, Pig, NoSQL, HBASE, SparkR) e utiliza para a análise de dados o software R, linguagem de programação líder em Data Science e Estatística. É indicado para pessoas de todas as áreas, sobretudo, executivos, gerentes, analistas e consultores do setor de tecnologia da informação.


2- Programa de desenvolvimento de líderes

Voltado para profissionais interessados em recursos, ferramentas ligadas à liderança e no compartilhamento de ideias sobre o tema, o curso tem o objetivo de desenvolver competências intrapessoais, interpessoais, sociais e de gestão.

3- Economia descomplicada
O curso trata sobre fundamentos básicos de funcionamento da economia. Os temas das aulas vão de conceitos básicos à evolução histórica da teoria econômica, passando pelos principais fundamentos da microeconomia e da macroeconomia.

4. Empreendimentos culturais: modelos de negócio e patrocínios
Elaboração de projetos com o objetivo de conseguir aprovação em editais de incentivo e estudo de viabilidade financeira são o foco das aulas deste curso. Produtores culturais, empreendedores criativos, artistas, realizadores e gestores de equipamentos e organizações públicas ou privadas ligadas à arte são o público alvo do curso, segundo a FGV.

5. Gestão de franquias
Conceitos e técnicas de empreendedorismo e franchising são o tema principal do curso. Os alunos vão aprender a fazer um plano de expansão ou plano de seleção de franquia, além de desenvolver habilidades para o comando de empresas franqueadas e franqueadoras.

6. Gestão de marcas de luxo e premium
O curso vai mostrar a realidade atual dos mercados de luxo e premium e promover a compreensão de como gerir marcas e negócios nesses segmentos. Nas aulas, os alunos vão discutir práticas de sucesso e tendências para este universo. Profissionais que já atuam na área e interessados em ingressar neste mercado são o público alvo, segundo a FGV.

7. Gestão estratégica da inovação
O objetivo do curso é ajudar profissionais a entender processos que viabilizam a inovação em suas organizações e a elaborar soluções estratégicas neste sentido. Alunos vão desenvolver competências técnicas e comportamentais necessárias para atuarem de maneira mais inovadora no dia a dia. Com duração de quatro meses, o curso é um dos mais longos dos recém-lançados

8. Neurobusiness e design thinking
Entender e aplicar ferramentas de neurociência aplicadas à gestão empresarial e os métodos de resolução de problemas por meio de design thinking com objetivo de maior produtividade nos negócios e na vida pessoal é o foco do curso.

9. Sustentabilidade e responsabilidade social empresarial
O curso, segundo a FGV, oferece visão geral sobre sustentabilidade e responsabilidade social empresarial. Os conhecimentos são úteis a interessados em implementar ou participar atividades em diferentes áreas de gestão.

10. Trade e shopper marketing
O curso vai permitir que profissionais da área estruturem, planejem e desenvolvam estratégias de trade marketing tendo em vista as diferentes etapas da jornada de um comprador, relações entre a indústria e seus canais e a definição de KPI’s de mensuração de resultados de ativação e brand building.