Embraer é quase uma escola de aviação

Um dos pontos interessantes da gestão da Embraer é o programa de preparação para a aposentadoria, o Pós-Carreira

São José dos Campos – Trabalhar na Embraer é como estar em uma escola. Na multinacional brasileira fabricante de aviões, com sede em São José dos Campos (SP), os funcionários têm a oportunidade de conviver com especialistas renomados no ramo da aviação. E para valorizar quem dedicou anos de trabalho à empresa, em 2010 foi lançado um programa de preparação para aposentadoria, o Pós-Carreira.

Mesmo sendo divulgado para todos, o foco são aqueles profissionais que estão a até três anos de se aposentar ou que se aposentaram e seguem trabalhando. Durante nove meses, o pessoal discute temas relacionados à mudança, como a elaboração de um novo projeto de vida, o planejamento financeiro e a passagem de seu conhecimento às equipes.

Além disso, os participantes têm acesso a oficinas de apoio, que, entre outras coisas, os orientam sobre como empreender, sugerem opções de trabalho voluntário e dão dicas de lazer e turismo para que desfrutem da nova etapa da vida. Em 2011, foram investidos mais de 260 000 reais no programa, que contou com a participação de 177 funcionários e tem despertado o interesse até dos mais jovens. Mas não é só da turma mais experiente que a Embraer cuida. Lá, todos são anualmente avaliados pelo desempenho.

Com os resultados, os gestores estruturam um Plano de Desenvolvimento Individual, que serve para orientar os próximos passos e os treinamentos que devem ser feitos para que o profissional continue crescendo na Embraer. Até mesmo para funcionários das áreas técnicas, que, por meio da carreira em Y, podem evoluir sem assumir a gestão de uma equipe, um gargalo para muitas companhias com esse perfil.

As avaliações também são instrumentos para reconhecer quem teve boa performance. No ano passado, mais de 42% do time foi promovido ou teve um aumento salarial. Outra maneira de crescer por lá é por meio do programa de recrutamento interno, que disponibilizou 769 vagas no último ano e agora permite ao candidato acompanhamento online do status de seu processo.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
O uso contínuo da pesquisa de clima como ferramenta de gestão tem permitido o aperfeiçoamento constante de processos, aumentando a satisfação do time. Funcionários reclamam que falta integração entre as ferramentas de gestão de pessoas e que poderia haver mais clareza no plano de carreira.