Educação online

Se você usa a internet, cuide bem da sua imagem na rede

São Paulo – Há profissionais que pararam no tempo. Ainda há quem não acredite que as empresas usem a internet para saber um pouco mais sobre as pessoas.

Quem acompanha o noticiário soube do caso do executivo paulistano que, há poucos meses, postou um xingamento no Twitter atacando um time que não era o dele e, no calor do momento, se esqueceu de que a camisa desse mesmo time carrega a logomarca da companhia para a qual ele trabalhava. Por causa do episódio, ele perdeu o emprego.

Qual chefe gostaria de ver um membro de sua equipe participando de uma comunidade intitulada “Meu chefe é um mala”? Que organização gostaria de descobrir que, em pleno horário comercial, quando seus funcionários são remunerados para produzir, alguns brincam de Fazendinha  no Facebook? Portanto, caro leitor, meu conselho a você é “rezai e vigiai”.

Todas as redes sociais, se bem usadas, são boas ferramentas de pesquisa e de relacionamento. Mas não podemos esquecer que as redes são abertas a quem quiser bisbilhotar.

Seja sábio e jamais poste nada em sua página de Twitter reclamando da empresa da qual você é parte, do horário puxado que você tem de cumprir, de um de seus chefes. Adultos maduros resolvem essas situações com assertividade e diretamente com a outra parte envolvida. Quem faz isso precisa rever conceitos e trabalhar melhor suas atitudes — falar dos outros pelas costas é falta de educação gravíssima.

Brinque um pouco, afinal, ninguém é de ferro. Mas faça isso em seu horário de descanso e lazer. E utilizando seu computador pessoal. Já não é de hoje que ouço sobre empresas que usam as redes de relacionamento para saber um pouco mais sobre as pessoas de seu time.

Assinamos, de maneira digital e com firma reconhecida, todas as frases postadas nessa nova mídia como sendo expressões resumidas do que pensamos, prezamos e apoiamos como pessoas. Quem é rei jamais perde a majestade. Pense nesta frase e faça dela o seu código de conduta nas redes sociais. Afinal, quem usa a internet regularmente tem de zelar pela imagem online.

Célia Leão é autora de Boas Maneiras de A a Z (Editora STS) e consultora de etiqueta empresarial.