Educação a distância segue em expansão no Brasil

Cursos oferecidos digitalmente têm ganhado novos adeptos. Processo seletivo do Centro Universitário Senac está com inscrições abertas

A educação a distância (EAD) tem crescido em ritmo acelerado no Brasil. Entre 2014 e 2015, o ensino presencial cresceu 2,3%, enquanto a modalidade EAD aumentou 3,9%, segundo o último Censo da Educação Superior. E a previsão, segundo pesquisa feita pelas empresas Sagah e Educa Insights, é que o ensino a distância corresponda a 51% do mercado nos próximos cinco anos.

O crescimento do setor tem suas razões. Os cursos a distância oferecem a mesma qualidade do ensino presencial e ainda trazem algumas vantagens aos alunos, como flexibilidade de horário e intensa vivência digital. Isso porque os cursos são oferecidos pela internet, com otimização para dispositivos móveis, o que permite ao aluno estudar de qualquer lugar.

Com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), os cursos de ensino superior a distância oferecidos pelo Centro Universitário Senac estão com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2018. Os interessados em participar do processo seletivo dos cursos de graduação EAD podem fazer a inscrição no portal EAD do Senac até 2 de março de 2018.

Qualidade de ensino

O ensino a distância precisa seguir alguns padrões de qualidade do governo. Os cursos livres e técnicos são regulamentados pelos Conselhos Estaduais de Educação, enquanto os de nível superior são avaliados pelo MEC.

Além de ter nota máxima nessas avaliações, o Centro Universitário Senac se preocupa em garantir ferramentas para que o aluno possa se tornar um profissional capaz de se destacar no mercado de trabalho. O projeto pedagógico de um curso a distância, por exemplo, é o mesmo do presencial. É formado com a mesma perspectiva e o mesmo rigor para o desenvolvimento das competências.

Mais de 70% dos professores do corpo docente que elabora o conteúdo dos cursos são mestres ou doutores, e existe um grande esforço para que a base curricular dos cursos desenvolva ações empreendedoras com os alunos. A instituição ainda oferece um tutor para cada curso, que fica em permanente contato com os alunos para sanar qualquer dúvida que apareça. A figura do tutor complementa a função do professor, que é quem ministra as aulas, aplica provas e propõe atividades e exercícios.

No ambiente virtual de aprendizagem, o Centro Universitário Senac oferece uma interface moderna e acessível, incluindo instrumentos para pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, para que o estudante aprenda a inserir as ferramentas digitais no seu dia a dia ao longo do curso. Além disso, todos os alunos têm acesso a uma biblioteca virtual do Senac com mais de 20 000 títulos disponíveis.

Vale ressaltar também que a modalidade de ensino escolhida não costuma constar no diploma. Desde que a instituição de ensino tenha autorização e seja reconhecida pelo MEC, cursos presenciais e a distância têm o mesmo valor no mercado de trabalho. O profissional sempre será avaliado pelos conhecimentos adquiridos no curso, e não por ter concluído os estudos em casa ou em sala de aula.

Processo seletivo

Para fazer a inscrição, o candidato precisa escolher o curso no site de EAD do Senac. No programa de ensino a distância, o Senac oferece os cursos de bacharelado em administração e ciências contábeis, além da licenciatura em pedagogia. Existe também uma grande variedade de cursos profissionalizantes disponíveis, como comércio exterior, gestão da tecnologia da informação, gestão financeira, logística e marketing.

Feita a escolha, o interessado deve selecionar o local do polo de ensino de sua preferência, ou seja, onde fará duas atividades presenciais exigidas pelo programa. Com a ampliação da rede de ensino do Senac por todo o país, serão mais de 230 polos disponíveis em 2018. O candidato pode escolher se deseja utilizar o Enem ou se será avaliado com base no histórico escolar do ensino médio e uma prova de redação complementar.