Duas lições sobre sílabas tônicas em inglês

Rosangela Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, traz dois casos em que vale prestar atenção à sílaba mais forte da palavra em inglês

* Escrito por Rosangela Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto

Pronúncia é mesmo importante? Somos estrangeiros falando inglês, então os nativos podem até ser compreensivos. O problema é que qualquer errinho pode prejudicar a comunicação. Segundo pesquisadores, os ouvidos do aprendiz não reconhecem os sons da língua estrangeira como eles realmente são, mas sim como são em sua própria língua. Por isso, alguns ouvem e falam “tank you” ao invés de “thank you”.

Você já deve ter notado que, em média, o número de sílabas das palavras em inglês é bem menor que em português. A consequência é que um americano, por exemplo, tem menos tempo para decodificar a informação, e menos tolerância para os (nossos) desvios de pronúncia.

Se a palavra é curta, o som tem de sair perfeito, senão eles simplesmente não vão entender. Se a pronúncia atrapalha a comunicação, então vale a pena aperfeiçoá-la, concorda?

Hoje vamos estudar sílaba tônica, um aspecto da pronúncia. Há palavras que não mudam sua sílaba tônica (a mais forte) quando colocamos um sufixo, e há algumas que mudam.

Vamos ver primeiro as que mudam. COMfort (a sílaba tônica é “COM”) vira COMfortable, isto é, mantém a mesma sílaba tônica. Outros exemplos são FOOLish/FOOLishness, perCENT/perCENTage, reGRET/reGRETful, eLECtric/eLECtrical, reGARD/reGARDless, DANger/ DANgerous e dePEND/ dePENDable.

Mas também existem aquelas cuja sílaba tônica muda quando é colocado um sufixo, tais como MEdicine /meDIcinal, preFER /PREferable, MIracle/ miRAculous e MYSstery/ mySTErious.

O segundo cuidado importante é perceber que a sílaba tônica pode mudar em inglês, mesmo em palavras muito parecidas com o português. Compare as seguintes duplas de palavras e suas respectivas sílabas tônicas destacadas em letras maiúsculas:

importTANte – imPORtant

exceLENte – EXcellent

hospiTAL – HOSpital

neceSSÁrio – NEcessary 

dicioNÁrio – DICtionary

fundamenTAL – fundaMENtal

Como você pode ver, para ter uma boa pronúncia em inglês é importante estudar regras, mas também é fundamental você ouvir muita música, assistir a filmes, séries, vídeos – sempre prestando atenção aos sons, não apenas ao conteúdo e forma do idioma.

Bom trabalho!


Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Também é professora de Gestão de Pessoas e Estratégia no curso de Pós-Graduação ADM da Fundação Getulio Vargas.