Dilma anuncia a criação de universidades e institutos federais

Os estados da Bahia, Ceará e Pará ganharão novas universidades federais

São Paulo – Nesta terça-feira (16) a presidente Dilma Rousseff anunciou em Brasília a criação de quatro novas universidades federais, além de novos campi universitários e 120 unidades de escolas técnicas. Serão duas universidades na Bahia, uma no Ceará e uma no Pará. Essa medida faz parte da terceira fase do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Além das universidades, 120 municípios ganharão Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com previsão de conclusão em 2014, de acordo com Ministério da Educação (MEC). Segundo a presidente o objetivo é promover a interiorização da educação profissional e superior. Atualmente estão em construção 88 unidades, que teve início no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O diretor nacional de educação da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Luiz Edmundo Rosa afirma que a medida é louvável e muito importante para a educação no Brasil. No entanto, ele afirma que esse anúncio “é uma medida que mexe somente no topo da pirâmide e o que país precisa hoje são medidas na base”. Segundo o especialista é um pequeno passo para gerenciar a falta de mão de obra qualificada no país.

*Com informações da Agência Brasil