Conquiste seus sonhos já!

Conhecer um spa, se hospedar em um hotel de luxo e jantar no melhor restaurante da cidade. Com planejamento financeiro você pode fazer tudo isso

São Paulo – Voar de helicóptero, passar uma semana em um spa, se hospedar em um hotel cinco estrelas e ir ao melhor restaurante da sua  cidade, quem não quer uma vida assim? No mundo das finanças pessoais realizar todos seus sonhos só depende de uma palavra: economia. É possível aproveitar muito bem a vida e ainda se preparar para o futuro e, acredite, isso faz bem à saúde financeira.

“Os sonhos de curto prazo são grandes motivadores para que as pessoas busquem a realização de objetivos no médio e longo prazo”, diz Reinaldo Domingos, educador e autor do livro Terapia Financeira: A Educação Financeira como Método para Realizar Seus Sonhos (Editora Gente). 

A compra de uma tevê nova ou uma viagem evita que a espera pela conquista de objetivos que vão exigir mais tempo e economia seja desgastante. “Desmotiva saber que todo o dinheiro poupado é para o futuro, e não para o presente, por isso é importante fazer uma pausa no meio do caminho”, diz Maurício Galhardo, consultor financeiro da Galhardo Treinamento e Consultoria Financeira, em São Paulo.

Além disso, quem consegue com disciplina e planejamento comprar um móvel novo para a sala da casa, por exemplo, estará mais preparado e entusiasmado para conquistar sonhos maiores, como a compra de um imóvel na praia. 

Planeje o presente

Para começar o planejamento, identifique o valor que pretende gastar,  assim você saberá quanto tempo precisará poupar para conquistar seu sonho. Comece a reservar uma parte do salário desde já, até porque o ideal é esquecer o cartão de crédito, os financiamentos e pagar tudo à vista. 


“Quem tem prestações tem dívida, quem tem dívida paga juros e os juros impedem que você realize os sonhos”, diz Reinaldo Domingos. E não deixe a grana parada na conta corrente.

Quem aplica 320,80 reais em um título do Tesouro Direto, por exemplo, pode acumular 7 950 reais em dois anos, grana suficiente para custear sete dias em um spa, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Se o dinheiro permanecesse parado na conta, o valor acumulado seria de 7.99 reais, 251 reais a menos — o que pode custear parte da viagem até lá, por exemplo.

Quem vai usar o dinheiro no curto prazo deve escolher aplicações conservadoras, como a poupança e os títulos do Tesouro. Se seu orçamento não permite economias,  simples ajustes podem ajudar. Se você economizar 100 reais na conta de telefone e aplicar o dinheiro na poupança, em três anos conseguirá fazer uma viagem para Bariloche, na Argentina.

“Assim você realiza  desejos sem mudar o padrão financeiro”, diz Mauro Calil, educador financeiro do Centro de Formação de Patrimônio Calil e Calil, em São Paulo. Agora que você já sabe como se planejar, saiba quanto custa um voo de helicóptero, um passeio de balão, uma jantar em um restaurante badalado, uma viagem exótica, a estadia em um spa e em um hotel paradisíaco — e comece a poupar.