Como se portar em um almoço de negócios

Veja como se comportar e o que considerar na hora de escolher o lugar ideal para um almoço de negócios

São Paulo – Na hora de decidir onde marcar seu próximo almoço de negócios é preciso muito cuidado. “Sua escolha será sua carta de apresentação”, diz Oscar Bosch, dono do Cookme, bufê especializado em gastronomia corporativa. O ambiente deve ser apropriado à proposta do almoço. Se for uma confraternização para estreitar o relacionamento, nada mais adequado do que um ambiente tranquilo. Especialistas contam o que considerar na hora de escolher o lugar ideal.

Mesa

Fique atento à distância entre uma mesa e outra. Desconsidere a mesa se a distância em relação ao vizinho for inferior a 1 metro. Sem essa precaução, você perde privacidade e seu interlocutor pode se fechar.

Vinhos

Um bom vinho faz toda a diferença. Como um cartão de visitas, ele pode coroar a importância de um encontro. Dica: vale a pena saber com antecedência se o seu convidado é um apreciador de vinhos.

Gastronomia

Se o papo está desenrolando bem, há boa chance de você obter êxito no negócio. Portanto, a permanência no restaurante é essencial. Afinal, você quer ganhar tempo para discorrer sobre os detalhes de um eventual acordo. Importantíssimo: escolha um lugar com uma comida saborosa.


Ambiente

O local deve ser agradável e discreto. Prefira um restaurante com poucos lugares — você e seu convidado se sentirão mais à vontade. A iluminação também conta muito: precisa ser leve, sem ser escura. E o som ambiente não pode ser alto, suas cordas vocais e os tímpanos do seu interlocutor vão agradecer.

Serviço

Um bom serviço de mesa é crucial para que o papo não seja interrompido várias vezes. Os garçons devem ser educados e prestativos sem ser invasivos, uma equação que se conhece ao visitar o restaurante antes de levar um convidado. Evite experimentar novos estabelecimentos. Escolha os que já conhece.

Não se perca com os talheres

Saiba para que serve cada um dos apetrechos ao sentar-se à mesa

Se tiver dúvidas sobre o que fazer com os talheres, lembre-se de uma regra básica: usá-los sempre de fora para dentro. O guardanapo deve ficar em seu colo.

Ao terminar a refeição, os talheres usados devem ficar sobre o prato e do lado direito — a ponta da faca em direção aos copos, marcando, como em um relógio, quatro e vinte.