Como cuidar do 14º salário

Bônus, prêmios stock options. Aprenda a administrar melhor sua remuneração variável

Projetos para o futuro, todo mundo tem. Mas aqueles profissionais que trabalham em empresas que distribuem bônus, oferecem participação nos lucros ou stock options (opções de compra de ações da empresa com preço “camarada” para os funcionários), possuem uma bela vantagem em relação aos outros. Você é um desses felizardos? Então fique atento, porque, para tirar o melhor proveito da remuneração variável e realmente realizar seus sonhos é preciso muito planejamento.

MUDANÇA DE HÁBITO

Se você não é das pessoas mais disciplinadas na hora de administrar a vida financeira, saiba que até mesmo funcionários do chão de fábrica começam a se interessar por bolsa de valores e fundos de investimento quando são expostos a políticas de remuneração mais complexas (como é o caso das stock options).

Certamente, você tem vários sonhos. Mas o fato é que muitas vezes sobram dívidas e os planos sempre acabam adiados, não é? Para ser uma exceção é hora de ficar mais atento à sua vida financeira.

Confira a seguir 5 dicas para atingir suas metas. Atenção: não se trata, aqui, de oferecer receitas milagrosas. Apenas alguns referenciais que podem ajudá-lo a elaborar uma boa estratégia.

1) Verifique quais são os extras (stock options, bônus, prêmios) a que tem direito, quando os receberá e qual será o valor, mesmo que seja apenas uma previsão.

2) Defina seus objetivos.

– Você quer usar o dinheiro para a aposentadoria?

– Faça uma lista dos seus planos e ponha tudo no papel.

– De vez em quando, pegue a lista e confira os itens. O importante é que ao olhar para a lista você se sinta motivado em conquistar suas metas.

3) Quando receber o dinheiro, não o misture com o da sua conta corrente nem com outros investimentos. Faça uma aplicação separada para ele. Assim, a tentação de gastar é menor.

4) Crie uma estratégia específica de investimento para os extras. Os especialistas do mercado sugerem que esse valor seja investido pensando em projetos de longo prazo.

5) Por fim, procure um consultor que possa ajudá-lo a entender melhor a situação do mercado e indicar os melhores investimentos.

-Converse com aquele seu vizinho fera em finanças. Informe-se. Assim, você tem mais chances de fazer seu extra crescer.