Canadá recruta brasileiros interessados em trabalhar e morar lá

Há 200 oportunidades em cargos de tecnologia, enfermagem e usinagem na província de Québec. Confira como se inscrever

São Paulo – Brasileiros que trabalham das áreas de TI, saúde e usinagem que falem francês têm boas chances de carreira na província de Québec, no Canadá. Empresas da cidade de Quebec têm 200 vagas abertas e, por isso, a agência de Desenvolvimento Econômico da cidade de Québec – Québec International­ está promovendo a segunda missão de recrutamento virtual deste ano, com foco em profissionais da América Latina, Europa e Norte da África.

As inscrições abertas até o dia 6 de janeiro de 2019. Os currículos devem ser cadastrados pelo site Quebec em Tete. A agência de desenvolvimento já fez duas missões de recrutamento no Brasil só em 2018: uma presencial no mês de abril e outra com recrutamento virtual como essa. Na de abril, foram 100 brasileiros contratados.

“Na missão virtual em setembro deste ano, recebemos candidatos de 90 países, mas 25% dos candidatos escolhidos pelas empresas para passar as entrevistas foram brasileiros”, diz Janaina Kamide, conselheira em atração de talentos da Québec International.

A partir de amanhã e até o dia 5 de dezembro, equipes da Québec internationale do Ministério de Imigração do Québec promovem palestras informativas em São Paulo (SP), Campinas (SP) e Curitiba (PR), para esclarecer dúvidas sobre o mercado dessa região canadense, que é a única em que se fala francês. No site do ministério é possível fazer a inscrição para participar das palestras.

Contratos de trabalho oferecidos são temporários

Os contratos oferecidos pelas companhias são temporários e variam entre um e três anos, com possibilidade de renovação dependendo da demanda de cada empresa. Os selecionados vão receber suporte das empresas contratantes para todos os trâmites e gastos do processo de imigração.

 A conselheira diz que os salários oferecidos são atrativos. “Os trabalhadores estrangeiros têm os mesmos direitos e salários que um trabalhador local”, diz Janaína, lembrando que o custo de vida na região de Québec é um dos menores da América do Norte. “Isso ajuda muito no poder de consumo por aqui”, diz.
As vagas são todas para trabalhar na cidade de Québec e região metropolitana e, assim como nos outros anos, os setores em destaque são TI e usinagem. Confira quais são as áreas e os cargos com mais oportunidades:

Tecnologia da informação: 150 vagas
• Analistas, programadores, desenvolvedores, JAVA, .NET e BI
• Analistas funcionais
• Consultores SAP

Usinagem: 47 vagas
• Soldadores
• Operadores de maquinas CNC
• Eletromecanicos

Saúde: 31 vagas
• Serviço social
• Cuidadores de pessoas debilitadas

A seleção é inteiramente online

O currículo em francês deve ser cadastrado no site Quebec em Tête, gratuitamente, onde estão publicadas as vagas. Após a triagem, os profissionais poderão ser chamados para entrevistas com gestores das empresas, realizadas por videoconferência no Skype entre os dias 18 de fevereiro e 1º de março de 2019.