Auto-ajuda

Além da prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e redução da ingestão de bebidas alcoólicas e do fumo, os especialistas sugerem a adoção de algumas atitudes para amenizar os efeitos do estresse. As dicas são da Clínica Cleveland (dos Estados Unidos) e de Jonathon Lazear, autor do livro O homem que confundiu seu trabalho com a vida.

  • Rir é uma das maneiras mais fáceis de reduzir o estresse. Divida uma piada com algum colega de trabalho, assista comédias em casa com os amigos, leia livros engraçados e tente ver humor em cada situação;
  • Aprenda a relaxar. Respire profundamente várias vezes ao dia;
  • No trabalho, faça pausas regulares;
  • Reestruture seus pensamentos. Use imagens positivas;
  • Divida suas expectativas com outras pessoas;
  • Nos relacionamentos – tanto pessoais quanto profissionais – perdoe, comunique seus sentimentos, ouça e recompense;
  • Em casa, adote técnicas de relaxamento usando vídeos ou ouvindo CDs;

  • Simule situações estressantes e desenvolva suas habilidades para enfrentá-las;
  • Aprenda a dizer não no trabalho. Não aceite tarefas excessivas ou descabidas. E não se sinta culpado por isso;
  • Não sobrecarregue a agenda. Analise quais tarefas podem ser descartadas;
  • Reconheça suas fraquezas e peça ajuda quando necessário;
  • Reserve um tempo para a diversão. Nas férias, folgas e finais de semana, evite conversas e telefonemas de trabalho. Reserve tais ocasiões para família e amigos;