As faces do sucesso

Você é daqueles que gostam de aprender com histórias de sucesso? Então, uma boa opção de leitura é Vivendo, Aprendendo e Ensinando (Negócio Editora, 245 páginas, R$ 35,00), dos consultores Francisco Britto e Luiz Wever, da TMP Worldwide. Eles colheram o depoimento de 25 executivos de peso, como Dante Iacovane, da BCP, Fernando Xavier, da Telefônica, Ana Carmen Longobardi, da Talent, e Fernando Tigre, da Alpargatas, entre outros. São verdadeiras lições de sucesso. Para Britto, esses profissionais têm muito a nos ensinar:

Há características comuns entre os 25 executivos entrevistados para o livro?

De uma maneira geral, eles têm algumas características marcantes: senso de ética, preocupação com a formação contínua, uma sólida rede de relacionamentos, autocrítica, rigor na análise de erros e acertos, ousadia e muita dedicação ao trabalho.

Como foi a experiência de conversar com executivos de estilos e empresas tão diferentes?
Foi praticamente um MBA informal. Nenhum deles conquistou posição de liderança por mero acaso. São histórias de sucesso recheadas de muita determinação e trabalho. Eles se preocupam com o desenvolvimento pessoal, se cercam de pessoas talentosas, têm a humildade de dividir problemas e se preocupam com questões sociais.

Quais as mudanças mais significativas no perfil desses profissionais ao longo da última década?
Profissionais desse nível, hoje, são completos e multifuncionais. Eles têm conhecimento global de suas empresas, mas estão focados em suas áreas de negócio. Dividem as decisões com os outros e constroem colegiados, conseqüência das mudanças causadas pela globalização e pelas estruturas matriciais das empresas.