“As empresas amam os workaholics”, diz professor

Em seu novo livro, o pesquisador americano Jeffrey Pfeffer defende que ambição e empenho são características importantes para se tornar um líder

São Paulo – O professor da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, Jeffrey Pfeffer, esteve no Brasil, neste mês, para lançar seu livro Poder – Por Que Alguns Têm no evento Fórum HSM – Gestão e Liderança. Na obra, ele explica quais são os passos para chegar ao poder. “As pessoas têm vergonha, mas não há problema em ser ambicioso”, diz Jeffrey. 

VOCÊ S/A – No livro, o senhor escreve que o poder depende de muito empenho. Mas as novas gerações estão mais preocupadas com qualidade de vida. A busca por poder vai acabar?

Jeffrey Pfeffer – Alguns não querem ter poder, mas existem aqueles que querem. E serão esses os que vão ter o poder. As empresas amam os workaholics. Elas querem pessoas trabalhando muito para elas. 

VOCÊ S/A – Existe uma atitude de poder?

Jeffrey Pfeffer – Sim, basta vestir a fantasia e assumir que você tem o poder. Quando alguém toma a atitude de ser o líder de um grupo, todos passam a encará-lo como tal. 

VOCÊ S/A – Quais os elementos do poder?

Jeffrey Pfeffer – As pessoas ao seu redor só prestam atenção àquilo que você mostra. Por isso é essencial construir uma rede de relacionamentos e usá-la para se promover e conseguir estreitar laços. Conte seus sucessos ou faça com que os conhecidos falem deles. É importante se colocar no lugar do outro. Só assim você conseguirá prestar pequenos favores, aqueles que transformam as pessoas em fortes aliados.