As diferenças entre homens e mulheres

Segundo percepções de executivos de marketing

Sim, homens e mulheres são diferentes. Isso vale também para o mundo do trabalho, de acordo com a percepção de 300 executivos de marketing, entrevistados para uma pesquisa feita no Brasil pela consultoria de marketing Copernicus, seguindo modelo de sua matriz americana. No estudo, pediu-se aos entrevistados que classificassem alguns comportamentos como mais característicos de homens, mais característicos de mulheres, igualmente característicos de homens e mulheres (o que contava ponto para os dois) ou não característicos de homens nem de mulheres. Em pesquisas com esse universo, diferenças de 10 pontos porcentuais são consideradas significativas. Nesse caso, houve vários itens com diferenças superiores a 20 pontos — o que mostra que as diferenças são muito grandes, pelo menos no nível do estereótipo feito tanto por homens como por mulheres.

Veja alguns dos comportamentos e as diferenças relatadas:

Construção de consenso
  • Tem um estilo autocrático caracterizado pela tomada de decisão, sem
    levar em conta a opinião dos colegas
  • homens 72%
    mulheres 21%
  • Gosta de chegar a um consenso em determinado assunto antes de chegar
    a uma decisão
  • mulheres 85%
    homens 47%
  • Pede opinião dos colegas antes de tomar grandes decisões
  • homens 37%
    mulheres 87%
  • É hábil em chegar a consensos estratégicos na organização
  • homens 64%
    mulheres 81%
    “Mãos à Obra”
  • Prefere tomar as decisões importantes e delegar a implementação a
    outros
  • homens 83%
    mulheres 43%
  • É bem melhor em estratégia do que em implementação
  • homens 76%
    mulheres 47%
    Rapidez na tomada de decisões
  • Tende a tomar decisões mais rapidamente
  • homens 80%
    mulheres 68%
  • É precipitado(a) para tomar decisões
  • homens 59%
    mulheres 32%
  • Prefere não cumprir um prazo e desagradar o presidente do que tomar
    uma decisão rápida mas inadequada
  • homens 45%
    mulheres 69%
    Aceitação de riscos
  • Tende a ser corajoso(a) em decisões de risco
  • homens 81%
    mulheres 52%
  • Geralmente considera fácil a tomada de de grandes decisões
  • homens 76%
    mulheres 43%
  • Pode ser descrito como um(a) gerente que toma decisões cuidadosamente
    com pouca disposição a correr riscos
  • homens 45%
    mulheres 74%
  • Tem dificuldade em tomar grandes decisões
  • homens 40%
    mulheres 60%
    Tomada de decisões cuidadosas
  • Leva bastante tempo estudando as opções da decisão antes de agir
  • homens 46%
    mulheres 81%
  • Cria programas de marketing demonstrando o ROI (retorno sobre o
    investimento)
  • homens 89%
    mulheres 75%
    Tomada de decisões intuitivas
  • Conta mais com a intuição e a arte do que com a pesquisa e a ciência
    quando toma decisões de marketing
  • homens 31%
    mulheres 75%
  • Apóia-se muito em fatos, pesquisas e números no processo de decisão
  • homens 83%
    mulheres 67%
    Orientação para curto prazo  
  • Acha que estudos de pesquisas quantitativas de grande escala custam
    caro e levam muito tempo
  • homens 72%
    mulheres 42%
    Uso do poder
  • Prefere gerenciar hierarquicamente
  • homens 71%
    mulheres 43%
  • Prefere uma estrutura organizacional horizontal com um número relativamente
    baixo de pessoas reportando-se a eles
  • homens 64%
    mulheres 65%
    Estilo de gestão
  • Pode ser descrito(a) como sensível e atencioso(a)
  • homens 28%
    mulheres 94%
  • É bem-humorado(a)
  • homens 77%
    mulheres 76%
  • Possui humor instável
  • homens 41%
    mulheres 76%
  • Pode ser descrito(a) como agressivo(a) e assertivo(a)
  • homens 82%
    mulheres 43%
  • Comunica-se bem com subordinados, superiores e vendedores externos
  • homens 60%
    mulheres 82%
  • Dá liberdade aos subordinados para tomar decisões no dia-a-dia
  • homens 72%
    mulheres 71%
  • Gerencia minuciosamente seus subordinados em situações cotidianas
  • homens 33%
    mulheres 89%
  • Tende a levar problemas pessoais para o trabalho
  • homens 33%
    mulheres 77%
    Status e reconhecimento
  • Desenvolve ótimas estratégias de marketing
  • homens 85%
    mulheres 88%
  • É respeitado(a) dentro da organização pelos programas de marketing
    que são um sucesso
  • homens 91%
    mulheres 81%
    Fonte: consultoria de marketing Copernicus