As 8 melhores universidades de engenharia e tecnologia do Brasil

Desempenho geral das universidades brasileiras em engenharia piorou. Veja as instituições mais bem avaliadas na área pela consultoria QS

São Paulo – Pela terceira vez consecutiva, a Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor instituição de ensino superior na área de engenharia e tecnologia do Brasil, segundo recente ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). O levantamento avalia mais de 40 áreas de estudo.

Numa escala que vai de 0 a 100, a instituição paulista foi classificada com nota geral de 59,1, o que a enquadra na 142ª posição no ranking global de cursos de engenharia e tecnologia. Na comparação com a América Latina, a USP fica em 2º lugar, perdendo para a Universidade Autónoma do México (UNAM). 

Segundo Ben Sowter, diretor de pesquisa da consultoria britânica, o país teve resultados fracos no âmbito das engenharias. “Identificamos quedas significativas na área de engenharia e o corte de 44% no orçamento destinado à ciência e à tecnologia torna essa situação ainda mais difícil de ser superada”, afirmou ao site EXAME.

desempenho do Brasil, como um todo, sofreu queda pelo quarto ano consecutivo na lista da QS. Agora, o líder na América Latina é o México. “O problema não é a queda na performance do Brasil esse ano, já que flutuações como essa são comuns”, afirma Sowter. “O problema é que vemos uma tendência cada vez mais difícil de reverter”.

Confira abaixo as melhores universidades nas áreas de engenharia e tecnologia no Brasil, segundo a QS:

Instituição Posição no ranking global de engenharia e tecnologia
Universidade de São Paulo (USP) 142º
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 195º
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 284º
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 312º
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 360º
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 399º
Universidade Estadual Paulista (Unesp) 401º – 450º
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) 451º – 500º