As 4 regras inquebráveis do sucesso de um projeto

Confira quatro vídeos rápidos com dicas fundamentais para quem vai tocar um projeto

São Paulo – Projetos, muitos têm mas nem todos conseguem tirá-los do papel. É que mais desafiadora até do que a criatividade é a capacidade de execução. E no fim do dia é a execução que torna realidade uma ideia. Por isso, é ela o grande destaque de mais uma série de vídeos produzidos pelo Na Prática, em parceria com EXAME.com.

1. A importância de pensar no que você tem a perder e de bolar um protótipo

O quanto você está disposto a perder agora com este projeto? Essa é a primeira pergunta a ser feita, segundo explica Tito Ribeiro, analista de operações da Fundação Estudar e vem antes da projeção dos ganhos pretendidos com a iniciativa. Segundo ele explica neste vídeo, tempo, recursos e imagem estão envolvidos na reflexão.

Em seguida, ele recomenda a montagem de um protótipo. Um modelo mais simples, rápido e fácil de fazer do seu projeto maior, diz. Ele é válido porque é uma forma de arriscar pouco e ter uma boa ideia dos desafios que surgirão na prática. Com esse protótipo, você pode errar à vontade, errar ‘barato’, consertar rápido e continuar experimentando. Confira o episódio 1 da websérie Execução:

2. As dicas para melhorar o desempenho

Como aumentar a eficiência no dia a dia da execução de um projeto. Entender como a sua motivação e seu nível de energia se comportam ao longo do dia é o primeiro conselho de Tito Ribeiro, analista de operações da Fundação Estudar. Assim é possível escolher trabalhar nele durante os momentos em que sua energia está mais em alta.

A agenda, segundo Ribeiro, deve ser dividida em blocos de uma hora de trabalho e atividades que durem mais do que isso devem ser divididas em duas ou mais tarefas. A terceira dica é se certificar que vai ficar 100% focado. Para isso, no entanto, é necessário incluir pausas e momentos para não fazer nada, quarto conselho do analista da Fundação Estudar. Ele sugere apostar no chamado ócio criativo. Veja no episódio 2 da websérie Execução:

3. Conheça os problemas

Agenda cheia não é sinônimo de bons resultados. O segredo é manter o foco no que é essencial, segundo explica Tito Ribeiro, da Fundação Estudar.

Ele indica um questionamento que deve ser constante: há um jeito mais simples de fazer o que você está fazendo? Nós costumamos criar muitos passos para resolver coisas que poderiam ser mais simples; remova tudo que está em excesso, diz ele, neste vídeo, que é o episódio 3 da websérie de Execução:

4. Gerenciar a motivação é essencial

A motivação para seguir no projeto deve ser autogerenciada e ajustada na medida em que forem surgindo obstáculos, segundo indica Tito Ribeiro, da Fundação Estudar. Haverá desafios gostosos de enfrentar e outros desafios que vão testar sua resiliência – e te fazer pensar em desistir, diz Ribeiro. Ele sugere uma estratégia para manter a energia em alta: compartilhar as ideias com pessoas e colegas que vão, sem dúvida, incentivá-lo e também comemorar cada pequena vitória conquistada no projeto. Confira o que ele diz no episódio 4 da websérie Execução: