App ajuda microempreendedores brasileiros a se desenvolverem

São Paulo - Uma nova ferramenta online de gestão de negócios desenvolvida pela International Finance Corporation, do Banco Mundial, chega ao Brasil para auxiliar...

São Paulo – Uma nova ferramenta online de gestão de negócios desenvolvida pela International Finance Corporation, do Banco Mundial, chega ao Brasil para auxiliar o desenvolvimento de microempresários.

O SME Toolkit oferece gratuitamente recursos de planilhas, formulários e cartilhas, que podem ser baixados através do Portal do Empreendedor (www.santanderempreendedor.com.br), gerido pelo grupo Santander.

Até então a ferramenta só estava disponível em 33 países, e foi associada ao Portal Empreendedor com funções de atualização em marketing, finanças, economia, legislação e sustentabilidade.

Na ferramenta o microempresário pode avaliar o próprio empreendimento e acessar cursos de capacitação. O principal objetivo desse espaço de qualificação profissional é incentivar os empreendedores a conhecer melhor o próprio negócio.

Desde a criação do portal, em 2010, foram registrados mais de 235 mil downloads de ferramentas de gestão e 584 mil visualizações de palestras em vídeo.

“Com a nova ferramenta, além de facilitar o acesso ao crédito, os bancos vão exercer o papel de bons consultores e orientadores. Por ser uma ferramenta online e gratuita, ela encurta distâncias e democratiza o contato com todos os empreendedores”, explicou à EFE a superintendente executiva do Banco Santander, Cristiane Nogueira.

De acordo com Cristiane, a iniciativa é uma possibilidade de conectar empreendedor, mercado e sistema financeiro em “um ciclo econômico virtuoso”.

O SME Toolkit é uma parceria de empresas estrangeiras como Artemísia, Aliança Empreendedora, Endeavour, IFC, Banco Mundial, Insper, Sebrae, Universia e MBA 60 segundos.