Além de lição de moda, Serena Williams ensina sobre inteligência emocional

Após ser vetada se usar um macacão justo nas quadras, a maior resposta da atleta não foi o tutu de bailarina que usou nas partidas seguintes

São Paulo – Da polêmica envolvendo a vestimenta da tenista Serena Williams no torneio US Open, pode ser tirada uma valiosa lição sobre como lidar com injustiças.

Após complicações com o nascimento de sua primeira filha, a estrela do tênis mundial estreou no torneio Roland Garros uma macacão justo e preto da Nike, sua patrocinadora, que ajuda na circulação e previne a formação de coágulos. A atleta voltou às quadras esse ano após a gravidez e é a mulher mais bem paga do tênis, de acordo com a Forbes, com um portfólio de patrocínios de US$ 18 milhões.

Seus fãs adoraram a vestimenta, apelidada de “roupa de Wakanda”, em referência ao filme “Pantera Negra”. Mas o presidente da Federação de Tênis da França, Bernard Giudicelli, a proibiu, dizendo que “às vezes acho que vamos longe demais” na escolha das roupas.

A resposta nas redes sociais foi de indignação. Os fãs da tenista aclamam que a decisão é injusta e que Serena – assim como outras atletas – deveria vestir o que quisesse. A Nike também se pronunciou sobre a polêmica com uma mensagem nas redes sociais.

No entanto, a maior resposta de Serena Williams não foi o incrível tutu de bailarina que ela usou em quadra nas partidas seguintes. Mesmo que ele seja por si só uma declaração à altura.

O site Inc.com destaca que o ensinamento a ser tirado do episódio foi a demonstração de alta inteligência emocional da atleta em seus comentários.

“Está tudo bem, gente”, ela declarou em conferência de imprensa. Ela respondeu que já havia conversado com o presidente da Federação e que já havia encontrado outros métodos para lidar com seu problema de saúde.

“Quando se trata de moda, você não quer ser um infrator reincidente”, disse ela.

Serena poderia ter aproveitado o apoio popular e inflamado mais a discussão ou reclamado da injustiça, usando o apoio para pressionar a Federação a mudar as regras. No entanto, com um sorriso e calma, ela se coloca acima das críticas.

Assim, ela afasta a controvérsia e polêmica das quadras, onde ela pode se concentrar na partida e continuar brilhando agora com seu tutu. Com uma simples resposta, ela provou seu profissionalismo e maturidade.