A origem curiosa de termos do esporte em português

De vem, por exemplo, o nome maratona? Professor de português responde

* Escrito por Diogo Arrais, professor de Língua Portuguesa e autor gramatical

Em tempos de jogos olímpicos, diversas indagações surgem sobre a origem e sobre o uso das palavras. De onde, por exemplo, vem o nome MARATONA?

A maratona é a mais longa, difícil e emocionante prova do atletismo. Tudo começou no ano de 490 a.C, quando soldados gregos e persas travaram uma batalha que se desenrolou entre a cidade de Maratona e o mar Egeu. A luta estava dura para os gregos. Comandado por Dario, o exército persa avançava em direção a Maratona. Milcíades, o comandante grego, resolveu pedir reforço. Chamou Fidípedis, um de seus valentes soldados e ótimo corredor. Fidípedis levou o apelo por ajuda de cidad,e em cidade até chegar a Atenas, 40 quilômetros distante. Ele voltou com 10 mil soldados e os gregos venceram a batalha, matando 6400 persas.

Entusiasmado com a vitória, Milcíades ordenou que Fidípedis fosse correndo outra vez até Atenas para informar que a batalha fora vencida. Mais uma vez, o soldado foi, sem se deter. Quando chegou a seu destino, só teve forças para dizer uma palavra: Niké! (vitória em grego). Caiu morto. Os primeiros Jogos Olímpicos, de 1896, homenagearam Fidípedis, criando uma prova de corrida de longa distância, à qual deram o nome de maratona. No início, a maratona tinha os mesmos 40 quilômetros que separavam a cidade de Maratona de Atenas. Desde 1908, seu percurso passou a ser de 42, 195 quilômetros.

É fato também que todo bom atleta tem um bom TÉCNICO. Qual a origem desse termo?
Provém do grego “technikós”, depois no latim “technicus”, que designa o que ensina as regras de uma arte. Começou a ser usada em várias profissões, incluindo o Futebol e o Atletismo.

Além disso, quem troca de equipe ou time VIRA A CASACA. De onde vem essa expressão?
A origem dessa expressão está ligada a Carlos Manuel II de Savoia (1701-73), rei da Sardenha. Ameaçado ora pela Espanha, ora pela França, Carlos Manuel via-se obrigado a mudar as cores de sua casaca de gala – de acordo com as cores de seu aliado de momento. Sendo assim, virando a casaca o tempo inteiro, ele permaneceu 43 anos no poder.

Para terminar, você sabia que a palavra ESTÁDIO refere-se a uma antiga unidade de medida itinerária, equivalente a 125 passos, ou seja, 2016, 25 metros?

Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Instagram!

Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa – ESTUDIOAULAS.COM.BR
Autor Gramatical pela Editora Saraiva