A intensidade de Escorpião

O impulso de Júpiter-Plutão sobre bilionários como Bill Gates

Escorpião é o mais complexo e reservado dos signos. Simboliza os ciclos ecológicos que seguem do nascimento à morte e a transformação, as mudanças e as crises, as perdas e os riscos, os recursos dos outros, a intensidade e os conteúdos. Os escritores que nasceram com o Sol em Escorpião expressam uma intensidade que beira a obsessão, como se vê nas obras do francês Albert Camus (O Estrangeiro), do poeta americano Ezra Pound (Cantos) ou do brasileiro Graciliano Ramos (Vidas Secas). O signo é co-regido por Marte, o planeta da guerra e do pioneirismo. Outras profissões típicas desse signo são a medicina e atividades reformistas e transformadoras.

O fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, representa em grande estilo as qualidades de investigação, pesquisa e tenacidade associadas a Escorpião. É interessante notar que seus programas chegam aos consumidores dentro dos computadores, como conteúdo (Escorpião e seus regentes, Marte e Plutão, regem conteúdos). Ele nasceu também com Urano próximo ao signo Ascendente, uma das assinaturas astrológicas do gênio; e com a Lua em conjunção com o Meio-Céu, que indica enorme popularidade.

Gates integra uma geração de grandes executivos americanos nascidos na segunda metade da década de 1950, durante uma quadratura de Urano com Netuno. Todos chegaram ao topo da carreira em empresas de informática antes dos 40 anos. Os outros são Edward M. Esber Jr. (Ashton Tate), Jim P. Manzi (Lotus), Scott Glenn McNealy (Sun) e Steve Wozniak (Apple). A quadratura pode ser interpretada como interligação eletrônica (Urano) do mundo todo (Netuno): Urano rege computadores e redes, e Netuno, todos os conjuntos.

Um aspecto importante na carta natal do chairman da Microsoft é a conjunção Júpiter-Plutão, considerada a mais importante assinatura de sucesso pelos cosmobiologistas alemães — provavelmente, com razão. No caso dele, a conjunção ainda por cima está situada na segunda casa, das posses. Outro bilionário americano que nasceu com essa conjunção é Warren Buffett (Hathaway).

Getulio Bittencourt é diretor de conteúdo do site de economia política Panorama Brasil e astrólogo amador