A física do sucesso

Como parte de sua turnê mundial, o físico israelense Eliyahu Goldratt virá ao Brasil para o seminário Necessário e Suficiente, uma alusão ao título de seu último livro. O tema central é o uso da tecnologia em apoio à gestão. Goldratt diz que ela é necessária mas não suficiente para obter resultados, e destaca a necessidade de uma visão holística dos negócios. As idéias inovadoras e, muitas vezes, polêmicas desse doutor em física de 54 anos que flerta com a literatura para ser melhor compreendido já fazem parte do cotidiano de muitos executivos. Desde os anos 80, quando foi lançado, A Meta é um best-seller no mundo dos negócios, pois elucida a teoria das restrições – um estudo de causa e efeito das etapas de produção e um conjunto de soluções para gerir as operações de uma empresa, visando a lucros rápidos com pouco investimento. A teoria das restrições ganhou um público tão cativo que Goldratt fundou, em 1986, o Avraham Y. Goldratt Institute, um centro educacional que se transformou na maior consultoria especializada na aplicação da teoria, com 14 escritórios no mundo.

Durante o evento em São Paulo, Goldratt, que foi chamado de “iconoclasta” pela revista The Economist, vai apresentar as mudanças necessárias nos negócios para melhor usar as ferramentas tecnológicas e gerar resultados. “Será uma oportunidade rara de encontrar um dos mais inovadores teóricos da gestão moderna”, afirma Miguel Aduhab, presidente do conselho da Datasul, empresa responsável pela vinda de Goldratt ao Brasil.

Dia 3/12, das 8h30 às 17h30. Hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233, Sala América do Norte. Informações: 0800-7700518. Preço: 2 180 reais