9 aplicativos para melhorar a sua produtividade

Os melhores aplicativos para resolver a vida

Por anos você ouviu o mantra de que ser multitarefa seria a solução para resolver seus problemas de produtividade. Mas o que esqueceram de dizer para você é que apenas uma parcela ínfima da população realmente produz melhor se fizer mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Segundo um estudo da Universidade Utah, apenas 2,5% dos profissionais no mundo são mais produtivos se adotarem a multitarefa. Selecionamos aplicativos para você que não está entre esses 2,5% e precisa de ajuda para se organizar. 

Any.do

Esse app tem um talento especial para amarrar características importantes com uma interface fácil de usar. Nele é possível digitar tarefas da maneira clássica ou adicioná-los por voz.

O aplicativo pode ser usado em plataformas diferentes e é compatível com celulares da Apple, aparelhos que usam Android ou no computador com a versão para navegador de internet. Tudo sincronizado. A parte mais gratificante é chacoalhar o celular para limpar as tarefas completadas.

Disponível em Android | iOS

EasilyDo

De uma maneira um pouco assustadora, o app analisa os e-mails, contatos, calendários e redes sociais e organiza automaticamente cada detalhe da sua vida.

Isso pode ser um pouco sufocante no início, mas uma vez que a pessoa se familiariza com a ferramenta, passa a ser bem legal. Um contra é que ele analisa apenas o Gmail e não funciona para quem usa a ferramenta de segurança e verificação de senha em duas etapas.

Disponível em Android | iOS

Get Sh*t Done!

Esse é o aplicativo mais divertido que você vai encontrar para lidar com obrigações – geralmente chatas- do dia a dia. Já imaginou se suas tarefas fossem apresentadas como um trailer de filme? “Uma pessoa, uma missão, 2 horas”. Ele também usa frases motivacionais e provocativas como “Procrastinação é para franguinhos” ou “Heróis também precisam de descanso”.

Um cronômetro faz contagem regressiva até que a tarefa seja realizada. Para os mais ansiosos isso pode ser meio aflitivo, como quando nos filmes alguém precisa desarmar uma bomba-relógio.

Também é possível programar punições ou recompensas, o que -acredite- serve de grande incentivo. Sua imaginação é o limite, só não vale perder tempo pensando neles. Uma tristeza: o aplicativo está em inglês e só disponível para Android.

Disponível para Android

CARROT To-Do – Talking Task List

Um robozinho debochado te saúda com um “olá, humano preguiçoso”. Com personalidade intromedida, o robô atua como fiscal das suas tarefas. Para não levar bronca do robô, é bom manter a produtividade em alta. É bem engraçado, na verdade, e conforme o usuário completa tarefas e vai passando de fases, novas ferramentas e recompensas são desbloqueadas.

Disponível para iOs

Life Time Alarm Clock

Esse despertador te acorda do melhor jeito possível. Ok, calma, ele não traz café na cama, mas pelo menos é gentil e elegante. Com diversas customizações, ele permite programar um pré-alarme, com volume  mais baixo e toque mais suave que soa logo antes da hora programada da soneca.

É possível escolher desde som de cachoeira até uma guitarra leve. Resista à tentação de perder uma hora da vida para escolher os toques. Para quem preferir, ele também tem o modo cruel, com um alarme escandaloso que faz a pessoa acordar com taquicardia. Para parar o alarme é preciso resolver pequenos quebra-cabeças – que só pessoas despertas conseguem resolver.

Ele também oferece displays com brilhos diferentes para modo diurno e noturno, o que impede que a luz forte do celular atrapalhe o sono ao conferir o relógio no meio da noite.

Disponível para Android

CARROT Alarm – Talking Alarm Clock

Um despertador com a personalidade de um robô debochado. Ele não tem todas as ferramentas do anterior, mas tem usabilidade prática em que basta arrastar o dedo na tela para programar o horário. Para desligar o alarme, é preciso resolver pequenos desafios. A parte chata é que custa 2,99 dólares.

Disponível para iOS

Pocket

Pessoas que trabalham navegando na internet frequentemente acabam se distraindo do trabalho ao ler algum texto incrível que algum amigo compartilhou nas redes sociais, ou algum post daquele blog sensacional.

Mas isso não precisa acontecer. Esse aplicativo permite que você salve esses textos (vídeos e imagens também) para ver mais tarde, seja no navegador da internet ou no celular.

Ele é muito intuitivo e prático – tem uma maravilhosa extensão para navegadores que permite salvar os links com um único click. Uma barra de buscas e tags ajuda a explorar os links salvos, ótimo para quem lembra que já leu sobre algum assunto mas não lembra onde nem quando, um problema bem atual.  

Disponível em Android |iOs

 

Evernote 

Se for preciso escolher apenas um app para baixar, escolha este. Ele é amigável a várias plataformas e sincroniza as informações em tempo real quando se está conectado à internet.

Ou seja, é possível acessar as informações do computador, do celular, do tablet… É uma ferramenta super versátil que pode ser usada profissionalmente –  ótima para trabalho em equipe, com prático compartilhamento de documentos – mas também para organizar a vida pessoal, com gastos ou planejamento de uma festa, por exemplo.

Os dados ficam armazenados na nuvem: notas, fotos, partes de sites, e até mesmo arquivos de áudio. A integração com outras centenas de aplicativos facilita esse processo. As possibilidades são infinitas e é possível ter algumas ideias no blog do aplicativo, atualizado com boa frequência

Até que um Bluetooth para a mente seja inventado, esse aplicativo é o mais próximo que se pode chegar disso.

Disponível em Android | iOs |Windows Phone

Clear

Um aplicativo com design lindo e basicão para anotar lembretes e listas de tarefas. A usabilidade é muito prática e simples. Basta arrastar o dedo para a direita para marcar tarefas cumpridas – ação com efeito sonoro gratificante como os de videogames – ou para esquerda para apagá-las. É possível separar as tarefas em listas diferentes e um sistema de cores flamejantes indica a prioridade de cada item.

O único contra é que só é possível visualizar cerca de dez tarefas de cada vez, o que prejudica a visão do todo. Ah, ele só está disponível para aparelhos da Apple (4,99 dólares) e computadores Mac.

Disponível em iOs