8 dicas sobre como agir no amigo secreto do trabalho

Fuja de gafes como comprar um presente mais caro para o chefe ou fazer descrições constrangedoras sobre os colegas

São Paulo – Amigo secreto no trabalho não é a confraternização que mais agrada alguns profissionais. Desagradam o tempo e dinheiro que devem ser gastos para viabilizar o presente do colega – ou chefe – e, ás vezes, até a reunião para “celebrar” com pessoas que você não gosta.

Mas isso não pode ser justificativa para deixar de ir ao evento. “É um momento de participação, de confraternização. Faltar ao evento pode comprometer a imagem profissional”, afirma Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas.

Antes de combinar o sorteio, um ponto que gera discussão é o valor do presente. “É preciso lembrar que a disponibilidade financeira não é a mesma para todos; o valor deve ser compatível com o salário do cargo mais baixo na hierarquia”, explica Licia Egger, consultora de imagem e etiqueta corporativa.

Confira as recomendações das especialistas para evitar gafes durante o evento:

1 Os presentes não podem ser muito pessoais, a ponto do seu colega de trabalho ganhar roupas íntimas e ter que mostrar para todos os participantes. “As pessoas esquecem que ao presentear, por mais que seja um evento para confraternizar, é um ato profissional”, fiz Licia.

2 Presentes de sex shop, mesmo aqueles que sejam de chocolate, podem deixar a pessoa presenteada constrangida. Planeje a compra de forma que o seu amigo secreto possa mostrar, até mesmo, para o chefe, o que você comprou.

3 As especialistas afirmam, que uma gafe (muito comum) é o repasse de presentes. “E quando a embalagem é velha? Pior ainda quando vai com a etiqueta com prazo de troca vencido”, diz Romaly. Se você não sabe o que presentear, mais um motivo para se dedicar um pouco mais. Essa é a oportunidade de conhecer melhor um colega de trabalho.


4 O presente pode ser simples, mas necessariamente deve mostrar o quanto o profissional se dedicou para escolher. Os clássicos “vale presentes” podem ser soluções práticas nessas horas, mas mostra que você não procurou saber o que a pessoa gostaria mesmo de ganhar.

“O seu amigo secreto pode até ter um gosto similar ao seu. Perguntar de forma discreta o que essa pessoa gosta diminui a possibilidade de dar presente errado. Um vale jantar naquele restaurante que ele sempre quis ir pode ser uma opção”, afirma Licia.

5 Seu amigo secreto é o chefe? Não caia na tentação de impressionar comprando um presente com um valor além do limite do preço estabelecido. Tente agradar sendo criativo.

6 Cuidado com as palavras durante a troca de presentes. Começar a descrição do amigo secreto fazendo observações negativas ou que você considera engraçadas pode deixar as pessoas constrangidas. “Não precisa só falar de qualidades também, porque aí é forçar a barra”, diz Romaly.

7 Se você tem ódio profundo da pessoa que você saiu no sorteio, trocar com um colega mais próximo pode ser uma boa solução. Mas, talvez seja uma boa oportunidade para mudar de opinião sobre aquele colega.

8 Evite verbalizar o que você achou da festa ou dos presentes que você não gostou. É um evento corporativo e reclamações ou piadas sem fundamento não são bem vistas. Lembre-se: você continuará trabalhando com aquelas pessoas.