5 livros com dicas para falar bem em público

O especialista Ronaldo Cavalli dá dicas de livros para quem quer melhorar sua habilidade em discursos e oratória

São Paulo – Um dos mitos comuns no ambiente de trabalho é o de que algumas pessoas “nasceram com o dom da oratória”. Por mais que alguns pareçam ter facilidade para falar em público, essa é uma característica que pode ser treinada durante sua carreira.

Alguns livros, inclusive, dão dicas para quem quer desenvolver e melhorar a prática de discursos.

A EXAME.com conversou com o especialista em oratória Ronaldo Cavalli para montar uma lista com 5 livros que podem ajudar a se expressar melhor em público ou no ambiente profissional – mesmo se você for tímido.

A Arte de Falar em Público
José Carlos Leal
Impetus.Rio de Janeiro. 2003

O livro de José Carlos Leal é o mais didático da lista – e também é bastante ligado à área do Direito. Em suas páginas, ele conta exemplos de debates e defesas (algumas polêmicas). “Esse livro é mais polido, tem uma linguagem um pouco mais complexa e valoriza o ‘falar bonito'”, explica Cavalli.

A Arte de Argumentar
Antonio Suarez Abreu
Ateliê. São Paulo. 2001

“Esse livro é indicado em praticamente todos os cursos que já vi ou frequentei”, diz Cavalli. É um dos clássicos didáticos de argumentação – e o autor já publicou diversos artigos e livros sobre o tema.

Como Falar Corretamente e Sem Inibições
Reinaldo Polito
São Paulo. Editora Saraiva.1998

“Polito escreveu quase uma bíblia da oratória”, diz Cavalli. Segundo ele, o autor escreveu os padrões do falar em público com base em décadas de experiência. Muito do que está nas páginas do livro pode ser encontrado na internet – em entrevistas e artigos publicados pelo autor.

Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios
Dale Carnegie
São Paulo. Record. 1996

Segundo Cavalli, o livro é um clássico na área. “Dale tem muita propriedade no que fala, o livro é um exemplo nos cursos”, diz. O especialista ainda conta que o diferencial do livro está na linguagem simples: “O autor conta exemplos cotidianos da vida dele, mesmo, numa linguagem acessível”.

Como Conquistar Falando
Oliveira Marques
Ed. Ouro. São Paulo. 1980

“O tempo de vida do livro pode indicar muita coisa”, comenta Cavalli. Há décadas ainda sendo usado como referência para quem quer aprender dicas e táticas de oratória, o livro de Oliveira Marques já pode ser considerado um clássico da área.