4 maneiras de crescer profissionalmente usando a língua portuguesa

Em sua coluna, o professor de português Diogo Arrais dá quatro dicas de como trabalhar melhor sua escrita e comunicação

Dois amigos, muito parecidos, estudaram nas mesmas escolas, tiveram oportunidades idênticas, um mesmo estilo de vida. Certa feita, um deles resolveu aperfeiçoar-se mais quanto às palavras, ao conhecimento da Língua, à Comunicação. Resultado: um tornou-se grande líder; o outro, estacionou-se infeliz.

É fantástico como profissionais realizadores privilegiam a palavra falada, a palavra escrita, pois sabem que, do outro lado, há um alguém (de carne, osso, sentimentos) atento. É por meio da sentença proferida “construção” ou “destruição”. Frase educada apazígua; frase mal-educada encoleriza.

Se o objetivo é melhorar o mundo, biografias inspiradoras fizeram da palavra instrumento de educação, respeito e amor. Não é um simples desafio, ainda mais a quem não exercita a Escrita ou a Palestra.

1. Um Livro por Semana

Para o próximo ano, tente criar um cronograma de leituras. Durante o processo, aumente o vocabulário, pesquisando significados, sinônimos e antônimos.

Essas analogias tendem a trazer mais criatividade ao estudioso.

2. Estudar Gramática Normativa

Profissionais comunicam-se em acordo à Língua Padrão: não é falar ou escrever com preciosismo (utópica perfeição), mas encantar, com organização, o interlocutor.

Com o domínio da Pontuação, é natural que o escritor comece a desenvolver o pensamento acerca, por exemplo, de inversões, enfatizando possivelmente uma informação:

“Estive em vinte empresas nos últimos dez anos.”

“Nos últimos dez anos, estive em vinte empresas.”

3. Oralidade

Com o bom argumento sobre aproximação, muitos profissionais “escrevem como falam”. É preciso tomar cuidado com isso, pois esse hábito (somado ao distanciamento literário) pode empobrecer o texto, trazendo até mesmo determinados vícios de linguagem (tão improdutivos!).

4. Sensatez

Antes de tudo, é pensar em ser cauteloso, buscando levar harmonia por onde passar. Quem consegue levar solução a um ambiente profissional terá lugar de destaque.

Está na coerente postura comunicativa a resposta aos vários enigmas em uma carreira.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa