4 dicas para diminuir o estresse no trabalho

Especialista recomenda relaxar os ombros e tirar “férias” mentais durante o expediente

São Paulo – Você pode ser absurdamente competente, organizado e produtivo, mas não consegue evitar o estresse no ambiente de trabalho. “Eu não tenho pacientes estressados que sejam relapsos, eles são idealistas, motivados e dedicados. Eles querem transcender seus limites”, conta Marilda Lipp, psicóloga e fundadora Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS).

A especialista explica que é possível aplicar técnicas cognitivas e corporais que podem aliviar os efeitos do estresse. Confira abaixo algumas recomendações:

1 Respire fundo

“Antes de tomar uma decisão séria, faça um exercício de respiração profunda: inspire profundamente e expire contando até dez, repita cinco vezes”, ensina Marilda.

2 Relaxe os ombros

Em geral, um profissional estressado tem uma boa parte da tensão localizada na região dos ombros. Afaste os ombros da orelha, estique o pescoço; este exercício pode e deve ser feito durante qualquer horário do expediente.

3 Tire “férias” mentais

“Quando o trabalho está acumulado, tente focalizar numa árvore, no céu, se desligue por uns momentos do ambiente”, explica Marilda. Ela também recomenda sair da mesa do trabalho.

4 Descarregue sua tensão

Abuse de objetos que podem ser apertados ou que sirvam para fazer massagens pontos de tensão. “Essa técnica também funciona como uma distração para o profissional, você passa a estimular áreas diferentes do cérebro, que podem auxiliar o raciocínio”, afirma a especialista.