3 estratégias para turbinar o seu estudo de inglês

Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, descreve três tipos de estratégia que farão você aprender inglês mais rápido e melhor

* Escrito por Lígia Crispino, sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto

Não é novidade: as pessoas aprendem inglês de forma diferente e há inúmeras maneiras de reter e automatizar o conteúdo visto em aulas, livros, sites, aplicativos etc.

A questão é que talvez existam opções demais. Muitas pessoas acabam baixando livros e aplicativos, mas não fazem nada com eles. Talvez seja apenas para aliviar a consciência, mostrando que estão fazendo algo pelo estudo do inglês.

Que tal colocar em prática as suas intenções e de fato melhorar sua fluência no inglês em 2016? Confira abaixo três estratégias para você maximizar o seu estudo da língua:

Estratégias de retenção: para armazenar informações novas

1. Use rimas para lembrar as novas palavras ou agrupá-las de acordo com o significado ou de acordo com a ortografia semelhante.

2.
Use cartões para estudar as novas palavras: na frente, a palavra nova; no verso, o significado ou sinônimo no idioma sendo aprendido.

3. Faça uma lista semanal com 5 palavras novas e use o alarme/ lembrete do celular em 3 a 5 momentos por dia para checar se você se lembra dos significados de todas elas e se consegue contextualizá-las, ou seja, fazer frases.

4. Crie um arquivo na nuvem com o glossário de palavras novas aprendidas nas aulas e tente usá-las sempre que for falar em inglês. Procure separar as palavras, principalmente em verbos / advérbios / substantivos / adjetivos. Assim, você poderá acessá-lo de qualquer lugar e também dividir o conteúdo com seu professor ou colegas que também estão estudando.

Estratégias cognitivas: para compreender e produzir novos enunciados

1. Descubra o significado das palavras decompondo-as em partes menores compreensíveis.

2. Não traduza palavra por palavra.

3. Faça um resumo das informações que ouve ou lê no inglês. Pode ser no celular, note, tablet ou caderno.

Estratégias de organização: para planejar, avaliar e controlar seu aprendizado

1. Observe os erros que cometer e use-os para melhorar. Você poderá listar quais são seus maiores desafios e focá-los em seu estudo extraclasse. Assim, você estará dedicando seu tempo para fazer a diferença em sua comunicação.

2. Preste atenção quando alguém está falando em inglês e anote em seu bloco de notas no celular expressões interessantes que você possa usar. Estabeleça uma meta de uso dessas expressões, seja em aula ou no trabalho.

3.
Planeje a agenda de forma a ter tempo suficiente para estudar o inglês além das aulas, mesmo que sejam 15 minutos por dia. Vehja abaixo alguns sites interessantes para consulta e estudo extraclasse:

The difference between: para entender a diferença entre palavras parecidas

The Free Dictionary: dicionário inglês-inglês que traz exemplos e a pronúncia das palavras em inglês britânico e americano

HBR Video: canal de vídeos da Harvard Business Review, com duração de 1 a 2 minutos cada

Grammar Book: site com a explicação de vários pontos gramaticais e atividades on-line para a prática de cada um deles

“English Tenses” no Prezi: apresentação com explicação simples e concisa dos tempos verbais em inglês


Quer ir além? Veja também 5 segredos para aprender inglês mais rápido e melhor e 7 dicas para perder o medo de falar inglês em público.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Autora do livro de poemas “Fora da Linha”, é colunista dos portais RH.com e Vagas Profissões.