3 dicas para aliviar o stress após os estudos para concurso

O professor Marco Antonio, do Damásio, ensina os macetes para colocar a tensão de escanteio durante a saga por uma oportunidade no setor público

Como diminuir o stress durante a preparação para concursos públicos?
Respondido por Marco Antonio Araujo Junior, vice-presidente pedagógico do Complexo Educacional Damásio de Jesus

Com o fim do ano se aproximando, inicia-se a fase de provas e concursos, e é justamente nessa época que os concurseiros estão mais cansados, devido ao trabalho e aos estudos realizados nos meses passados.

Esse desgaste diário faz com que o concurseiro acumule stress se sinta inseguro quanto a sua produtividade no dia da prova. O que fazer para aliviar um pouco essa tensão após os estudos? Como conciliar trabalho, estudo e concurso? O que é essencial para fazer uma boa administração do tempo nesta etapa?

Seguem algumas dicas que podem ajudar a “descansar” o cérebro e diminuir os níveis de estresse causado por essa rotina.

1 Use os fins de semana e os dias de folga para realizar atividades que fujam da rotina diária. Visitar exposições ou parques, ir a cinemas, teatros ou shows.

2 Descanse, ou melhor, relaxe durante as horas de sono. Não adianta dormir oito horas diárias se não conseguir deixar de pensar em tudo o que deve realizar. Ler algum livro que não seja didático ou ouvir música mais calma pode ajudar na hora de deitar.

3 A prática de exercícios físicos também ajuda, pois mantém o cérebro ocupado com outro tipo de atividade.

Com base nessas dicas, cabe ao concurseiro descobrir qual método é o mais eficiente para descansar após os estudos, lembrando que ser dedicado é importante, contudo não é preciso deixar de lado os momentos de lazer. Isso afeta o rendimento não só no dia da prova, mas também no seu dia a dia.

 

Marco Antonio Araujo Junior é Advogado, Vice-Presidente Pedagógico do Complexo Educacional Damásio de Jesus e Vice-Presidente da Comissão de Direito na Sociedade Digital – OAB/SP