Valcke diz que espera Itaquerão pronto só em maio

"Estamos a 104 dias do primeiro jogo da Copa no Brasil, um estádio que ainda não está pronto. E não vai estar pronto antes do dia 15 de maio", afirmou Valcke

Zurique – Depois do acidente que provocou a morte de dois operários no final de novembro, a construção do Itaquerão sofreu um atraso de cerca três meses, o que fez a entrega das obras ser remarcada para o dia 15 de abril. Neste sábado, porém, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que espera ver o estádio do Corinthians pronto somente um mês depois disso, em 15 maio.

“Estamos a 104 dias do primeiro jogo da Copa no Brasil, em São Paulo, um estádio que ainda não está pronto. E não vai estar pronto antes do dia 15 de maio”, afirmou Valcke, durante entrevista coletiva neste sábado, em Zurique, na Suíça, quando foi perguntado sobre as dificuldades que a Fifa está enfrentando nos preparativos para a realização do Mundial.

Valcke lembrou que dois dos 12 estádios da Copa estão “bem atrasados” – além do Itaquerão, a Arena da Baixada, em Curitiba, tem previsão de ficar pronta também em 15 de maio. “Quando você recebe algo com atraso, é um desafio fazer com que fique pronto a tempo”, ressaltou ele, citando, por exemplo, a estrutura de mídia que precisará ser montada em cada arena, o que demanda muito tempo.

Apesar de lamentar o atraso em alguns estádios, Valcke mostrou confiança na preparação brasileira. Ele reforçou que a organização da Copa recebe “apoio total” da presidente Dilma Rousseff e do governo. E garantiu que não é o momento para criticar. “Não há críticas, há somente o desafio para os organizadores”, afirmou o dirigente, principal responsável na Fifa pela realização do Mundial no Brasil.

Ele também elogiou a beleza dos estádios que já foram construídos ou reformados para a competição. E assegurou que a organização do Mundial no Brasil dará certo. “O objetivo é que tudo funcione entre 12 de junho e 13 de julho. E vai funcionar”, avisou Valcke, que reconheceu, no entanto, que essa não tem sido uma Copa das mais fáceis de fazer a preparação.